10 setembro 2009

VOCÊ NÃO É NENHUM JACK KENNEDY

Para quem se esteja a entusiasmar em demasia com a importância dos efeitos dos debates televisivos, venho aqui evocar um episódio ocorrido já há mais de 20 anos (5 de Outubro de 1988), num debate entre os dois candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos para as eleições presidenciais norte-americanas que teriam lugar dali a um mês, em que se enfrentavam George Bush (Republicano) e Michael Dukakis (Democrata). Mas naquele debate eram os respectivos vice-presidentes que se enfrentavam: o Senador Dan Quayle pelos Republicanos e o Senador Lloyd Bentsen pelos Democratas.
Um dos temas recorrentes da campanha era a juventude de Dan Quayle, então com 41 anos, e que em resposta a uma pergunta de um moderador a esse respeito, tinha realçado como ele tinha praticamente a mesma idade e quase a mesma experiência política que John F. Kennedy quando concorrera à presidência em 1960. Na sua intervenção seguinte, Lloyd Bentsen retorquiu:

Senador, eu fui contemporâneo de Jack (John F.) Kennedy. Eu conheci Jack Kennedy. Jack Kennedy era um amigo meu. Senador, você não é nenhum Jack Kennedy
Essa agora é que veio mesmo a despropósito, Senador.
Foi você que fez a comparação, Senador – mas fui eu que o conheci bem. E, francamente, creio que vocês são tão diferentes nos objectivos que escolheram para o país, que não acho que a comparação seja apropriada (*).
Foi um daqueles momentos de televisão, esmagador para Dan Quayle e a frase Senador, você não é nenhum Jack Kennedy veio a tornar-se numa citação de referência na política norte-americana para quem se esteja a tentar pôr em bicos dos pés. Contudo, a verdade é que, por muito que os americanos confiem em Deus, a ponto de o afixarem nas suas notas de dólar (acima: In God We Trust), eles sabem que tanto em televisão como em política Deus não existe, e foi assim que Dan Quayle veio a ser eleito nas eleições que tiveram lugar no mês seguinte…

(*)Senator, I served with Jack Kennedy. I knew Jack Kennedy. Jack Kennedy was a friend of mine. Senator, you're no Jack Kennedy
– That was really uncalled for, Senator.
– You are the one that was making the comparison, Senator — and I'm one who knew him well. And frankly I think you are so far apart in the objectives you choose for your country that I did not think the comparison was well-taken.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.