03 agosto 2009

A INTELIGÊNCIA ESTÚPIDA

Ainda ontem tive uma conversa sobre as interpretações associáveis à palavra inteligência (do latim intelligentia) que agora tem de conviver com a palavra homónima inteligência (do inglês intelligence). Trata-se de mais um dos inúmeros casos do português em que uma mesma palavra tem dois significados distintos. O segundo caso é um anglicismo cuja adição recente (depois de 1950) ao nosso idioma até era desnecessária pois já havia expressão equivalente: informações.
No seguimento, fiz uma revista ao sítio da estante onde estão arrumados os meus livros sobre espionagem e reencontrei lá o pequeno exemplar acima (140 páginas), datado de 1982 e de origem francesa (daí dispensando a inteligência no título...), contendo uma simples mas preciosa explicação em que consiste a actividade. A sua história e o seu âmbito. A distinção entre aquisição, transmissão e tratamento da informação. O comportamento simétrico da espionagem e da contra-espionagem.

Mas o que mais importante aquele livro contém é uma explicação sobre os problemas da avaliação dos resultados da inteligência por parte dos poderes externos e das formas como os especialistas do ramo se costumam escapar a essas avaliações. Existem duas técnicas de evasão clássicas: a) o secretismo (não se pode explicar publicamente por causa da sensibilidade do assunto...) e b) a especulação (foi o que se conseguiu fazer com estes escassos meios; imagine-se se não estivéssemos cá…)

Assim, mesmo quando colocado perante os piores fiascos, o aparelho das informações vai-se aguentando porque ninguém fora do clã tem condições para discutir o assunto de um ponto de vista técnico e profissional. Refira-se que o método tem sucesso e já o encontrei aplicado por outros grupos profissionais: nas empresas de transportes de valores, quando de um gigantesco assalto; entre as corporações de bombeiros, a propósito dos incêndios mal controlados; entre os supervisores da actividade bancária… Avaliando-a apenas pelos grandes resultados (por impossibilidade, como vimos acima, de o fazer de outro modo) e como já aqui no blogue havia assinalado a propósito de um livro recentemente publicado a respeito das actividades da CIA, que os leitores me perdoem o trocadilho, mas a inteligência tem sido bastante estúpida. Recorde-se que a CIA foi criada em 1947 para que os Estados Unidos não fossem novamente surpreendidos por acontecimentos como o ataque a Pearl Harbour em Dezembro de 1941…

Naturalmente que há a tendência para nos concentrarmos no exemplo da CIA e dos Estados Unidos. Como seria de esperar os orçamentos para a espionagem são sempre… secretos, e os únicos números acessíveis serão incertos. Mas uma boa estimativa será o valor de 44.000 milhões de dólares em 2005, referido neste site. Corresponde a 0,4% do PIB norte-americano desse ano. Comparando, eis uma lista não exaustiva de eventos significativos que a inteligência ocidental não antecipou de há 60 anos para cá:

Num cálculo aritmético rápido, são 4 mil milhões de dólares por cada fiasco...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.