24 julho 2009

TODOS OS FACTOS HISTÓRICOS RELEVANTES A QUE TEMOS DIREITO

Sabe-se que a edição on-line do Público não disponibiliza o acesso aos artigos de opinião, a não ser aos assinantes. Contudo, como o autor do artigo a que me quero referir (António Vilarigues) é também autor do blogue O Castendo, talvez haja a oportunidade de ler naquele o seu artigo completo. Merece. Intitula-se O espectro continua a andar por aí e creio que pretende ser também uma recordação oportuna de alguns factos históricos. Os do período da ascensão dos totalitarismos nos anos trinta e da Segunda Guerra Mundial, vistos evidentemente da perspectiva de um comunista.
É uma descrição da época tão natural quanto os jardins de Versailles (acima) se parecem com a natureza. Há os factos úteis e os outros, os que se podam. Por exemplo, no antetítulo do artigo pode ler-se que foram os comunistas que tiveram o triste privilégio de inaugurar os campos de concentração hitlerianos. Verdade. Esquecido ficará o facto de, por essa mesma altura, foram outros comunistas, purgados por camaradas seus, que tiveram o triste privilégio de inaugurar muitos campos de concentração estalinistas. Veio-se até a descobrir que houve muito mais comunistas nestes últimos. Ironias… Assim como os nazis apelavam no cartaz acima para uma cruzada anti-bolchevique com uma linguagem reminiscente à da eucaristia cristã (eles dão o seu sangue) também do lado oposto e numa certa simetria, António Vilarigues parece não conseguir resistir à metáfora do sangue na conclusão do seu artigo: Não fosse o sangue derramado pelos comunistas e seus aliados na luta pela liberdade e pela democracia e o mundo tal como o conhecemos não existiria. E remata: Pensem nisto. Eu procuro não só pensar mas nunca me esquecer que os comunistas nunca lutaram pela liberdade e pela democracia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os soviéticos lutaram contra os alemães e contra o projecto totalitário de Adolf Hitler mas recordemo-nos que este último não lhes deixou qualquer opção quando os atacou a 22 de Junho de 1941. Aliás, se algo podemos concluir da vontade da liderança comunista soviética protagonizada por Stalin, a intenção até aí teria sido a de não confrontar os nazis e a expansão germânica, como se percebe pela assinatura do famoso Pacto Germano-Soviético (acima), um outro facto histórico que é cuidadosamente podado do jardim das narrativas históricas comunistas.
Um outro aspecto distinto do das ideologias são as questões técnicas e militares que estão associadas à Segunda Guerra Mundial. Ao facto da Frente Leste ter sido de longe a Frente de combate mais importante daquele conflito. Ao facto do Exército Vermelho ter aguentado a ampla maioria do potencial combativo dos alemães durante a maior parte do mesmo. Aos sofrimentos impares de muitos dos povos da União Soviética. Agora considerar essa epopeia, a Grande Guerra Patriótica como é designada, como uma luta pela liberdade e pela democracia parece-me bem mais do que um excesso de semântica…
Os exemplos da Hungria em 1956, da Checoslováquia em 1968 (acima) ou da Polónia em 1981 mostraram-nos o real significado das mais amplas liberdades democráticas. Dizia-se dos aristocratas reaccionários que regressaram a França depois da Restauração de Luís XVIII em 1814, que não haviam esquecido nada do que haviam aprendido até 1789 e não haviam aprendido nada depois daí. Um texto como este de António Vilarigues deixou-me, como ele nos queria, a pensar: tal como os aristocratas, especulo se ele não terá esquecido nada do que aconteceu até 1989 e não terá aprendido nada a partir daí…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.