27 maio 2009

FERNANDO PESSOA ACTUALIZADO


O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
Liberdade – Fernando Pessoa, 1935
Ontem à noite, na SIC Notícias, no meio dos comentários ao depoimento que Oliveira e Costa prestara na Assembleia da República e relembrando o controverso perdão fiscal por ele concedido há uns anos, ouvi um precioso trecho de diálogo entre os comentadores Eduardo Dâmaso e Ricardo Costa. Esclarecia o primeiro:

… o perdão fiscal era relativo a dívidas do Imposto de Transacções, que foi o antecessor do IRS
Não – corrigiu Ricardo Costa – do IRC!
Até podemos esquecer Ana Lourenço, mas o outro comentador presente era José Gomes Ferreira e esse tinha a obrigação de corrigir a dupla informando-a que o Imposto de Transacções havia sido substituído pelo IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado)… Pode dizer-se que Eduardo Dâmaso foi brilhantemente cooptado por Ricardo Costa para membro do Clube (abaixo e ver a ligação):
Quanto a Fernando Pessoa, se hipoteticamente renascesse e recompusesse o seu poema Liberdade 74 anos depois, teria que dar um outro realce à pureza de Jesus Cristo, adicionando-lhe mais um verso, esclarecendo que, para além das finanças e da biblioteca, quando Ele era convidado pela SIC Notícias a comentar um assunto que não percebia nada, recusava o convite…

2 comentários:

  1. E faziam ambos muito bem; um em acrescentar essa adenda, o Outro a não pôr lá os pés.

    Fazem-se figurinhas...

    ResponderEliminar
  2. As figurinhas são todos os dias, Donagata, todos os dias. Eu só recupero para aqui as melhores e dos mais colunáveis...

    ResponderEliminar