06 abril 2009

UM TULLIUS DETRITUS DE CARNE E OSSO

São muito poucos os que conhecem a figura de Tullius Detritus mas, os que a conhecem, raramente se esquecem dela. Trata-se de uma personagem das Aventuras de Astérix, mais precisamente do álbum A Zaragata, um romano que foi descoberto e usado por Júlio César porque tinha o condão natural para desencadear as maiores intrigas por todos os lados por onde passava.
Mandado em missão especial propositadamente para desencadear o caos na famosa aldeia gaulesa, acabou – como seria de esperar – por fracassar. Mas, para apreciadores de Astérix como eu, Tullius Detritus tornou-se numa das caracterizações mais fortes do elenco de todas as histórias. É frequente associá-lo instintivamente a algumas figuras com que nos deparamos: ao Domingo à noite, na RTP1, por exemplo…
Contudo, foi a respeito de um outro acontecimento que me surgiu a analogia: o vídeo do saneamento da administração dos TLP de 1974 que tinha inserido num poste anterior e que aqui torno a reproduzir. Lá aparece um sujeito de bigode e óculos de massa que, de forma prestimosa, se intromete nas conversas e se apressa a informar os jornalistas quão desqualificados são os administradores…
É caso para dizer que, mesmo a 35 anos de distância, um verdadeiro Tullius Detritus não perde os seus traços identificativos… Confesso-vos também a minha curiosidade a respeito do que terá acontecido posteriormente àquele Detritus que terá ali despontado nos TLP naquela tarde de Maio de 1974?...

4 comentários:

  1. De facto a sua curiosidade

    é estimulante

    Bom texto

    ResponderEliminar
  2. Com que então Tullius Detritus! Vá lá, podia ser bem pior!

    ResponderEliminar
  3. Quem sabe se não chegou bem alto na PT?!
    Não seria o primeiro a trepar pelo elevador da pós-revolução e convenhamos que estilo não lhe faltava.

    ResponderEliminar
  4. Tullius Detritus um "personagem" marcante! Conheci vários... além do boneco...

    :))

    ResponderEliminar