06 abril 2009

O INTERRUPTOR QUE FRANCISCO LOUÇÃ GOSTARIA DE LIGAR E DESLIGAR...

O Bloco de Esquerda lançou recentemente mais uma campanha acompanhada de um cartaz. O lema é A todos o que é de todos, e nela o Bloco e o seu protagonista principal (Francisco Louçã) defendem a nacionalização da EDP e da GALP. Independentemente das virtudes dessa proposta, vale a pena atender à forma como Francisco Louçã e a sua organização a lançaram para o debate público e aos argumentos que constam do cartaz que afixaram a publicitá-la. Pelo que consta do cartaz, aquela que me parece ter sido eleita como o aspecto chave da questão terão sido os 1.500 milhões de euros de lucros que as duas empresas geraram de forma indevida no ano passado. De forma indevida, porque a EDP porque aumentou o tarifário bem acima da inflação e porque a GALP se atrasou a reflectir a baixa do custo do petróleo no preço dos combustíveis.
Além desta espécie de apelo emocional a uma espécie de justicialismo, em que se parece deduzir daquele raciocínio que as empresas deverão ser renacionalizadas para as impedir de nos roubar, o resto do discurso de Louçã junta ainda algumas imprecisões a mais uns truísmos. No primeiro caso afirma que os recursos fundamentais são de todos e devem ser nacionalizados – ora os recursos da GALP, por exemplo, que são as propriedades das jazidas, estão em países estrangeiros e estão é à mercê que os Louçãs locais achem também que eles devam ser nacionalizados… No segundo caso, o das evidências, afirma que numa altura de recessão deve haver uma melhor partilha de recursos para todos que precisam. Ora suponho que esta última afirmação seja uma platitude, trata-se de um daqueles objectivos evidentes e até independentes do ciclo económico em que se esteja…
O que o cartaz não menciona, e o que não dei por Francisco Louçã se ter referido, foi aos custos financeiros associados à medida proposta pelo Bloco de Esquerda... Ora Francisco Louçã tem o grau de Doutor em Economia, e assim suponho que não valha a pena explicar-lhe que, se as privatizações das empresas públicas produziram as famosas receitas das privatizações, então é natural que as nacionalizações que ele propõe venham a gerar despesas para indemnizar os accionistas tanto da GALP como da EDP. Não vou cometer a injustiça de admitir que o esquecimento da sua existência e do seu montante tenha sido por negligência e esse é o Calcanhar de Aquiles de Francisco Louçã: quer ser admirado pelo seu brilhantismo intelectual ao mesmo tempo que na propaganda política, como se usasse um interruptor, se dedica ao exercício da demagogia mais básica, insultando a inteligência da audiência…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.