21 abril 2009

A FOTOGRAFIA DA PARÓDIA DE GUERRA

Os franceses baptizaram-na de Drôle de Guerre e existem várias versões da tradução dessa expressão para português: desde Guerra Fingida até Guerra Esquisita. Preferi Paródia de Guerra e todas elas se referem àquele período inicial da Segunda Guerra Mundial que medeia entre Setembro de 1939 e Maio de 1940 em que, na Europa Ocidental, os exércitos dos aliados (franco-britânicos) e dos alemães se enfrentaram… não se confrontando. Foram cerca de nove meses de uma experiência bizarra, em que as unidades em contacto com o inimigo registavam nos seus relatórios as várias baixas que haviam tido por acidente, mas onde nenhuma havia sido em combate. Quanto aos generais…
...a 31 de Outubro de 1939 o General britânico Alan Brooke escrevia no seu diário: Almoço com champanhe. Ficámos à mesa até às três da tarde. Ostras, lagostas, frangos, foie-gras, queijos, gelados, fruta, licores, etc. Estes banquetes, além de me estragarem o estômago, perturbam-me o trabalho (…) É evidente que a dieta dos generais é irrelevante para o comportamento dos exércitos e para o desfecho dos conflitos, mas esta descrição de Alan Brooke é muito simbólica do espírito que então reinava e que também pode ser observado na fotografia que escolhi. Aliás, o ar satisfeito dos fotografados permite-nos especular com fundamento se ela não terá sido tirada depois de um desses almoços.
O local é o centro da cidade mártir de Verdun e, da esquerda para a direita, podem ver-se o General Giraud (o 2º) junto do General Huntziger (o 4º), diante de dois outros generais que, numa pose cortesã, parecem trocar entre si comentários que parecem ser bastante espirituosos; depois o General Blanchard (7º), apertando o seu capote, ao lado do que parece ser um zeloso coronel de pasta na mão (o seu quépi é mais sóbrio do que o dos generais). Sugestão de guerra, apenas a espingarda nas mãos do soldado que apresenta armas na ponta direita da fotografia, um dos membros da guarda de honra que se encontra disposta na rua e que, significativamente, todo o generalato presente parece ignorar…

1 comentário:

  1. Não sei porquê mas lembrei-me da "Guerra Santa" do Stau Monteiro.

    ResponderEliminar