05 fevereiro 2009

UM CLÁSSICO

O episódio que irei contar parece-me ser um clássico e ouvi-o hoje de manhã através também de um meio clássico, numa daquelas celebradas emissões matinais da TSF que ruidosamente alarma e agita o auditório, mas que raramente serve para que se esclareça alguma coisa… O assunto em questão foi a resistência à futura mudança do Tribunal da Boa-Hora para um edifício do Parque das Nações, resistência essa protagonizada por aqueles que trabalham naquele Tribunal.

Como é clássico, o depoimento da representante do poder judicial, a Juíza Presidente do Tribunal (contra a mudança), não deixou de ser proferido de forma gongórica onde não faltou a palavra compaginável… De forma igualmente clássica, o depoimento do representante do poder executivo, o Secretário de Estado da Justiça (a favor da mudança), foi outro exemplo de gongorismo, embora recorrendo a um vocabulário radicalmente diferente e onde não faltou a palavra sinergias

Como é clássico, foi claro que os gongorismos recíprocos não abordaram o importante. Como é clássico, a configuração e as adaptações interiores do novo edifício devem ter sido feitos sem a participação dos futuros utilizadores e conterão inúmeros erros de concepção - quantos edifícios não conhecemos nós que foram funcionalmente mal concebidos de raiz? Como é clássico, a tolerância para com esses erros e a disposição à adaptação é nula por parte de todos aqueles que vão ter de efectuar a mudança…

Como é clássico quando se trata de juristas, torna-se sempre preferível apresentar vários argumentos em vez de ter apenas um, ainda que ele seja sólido. Deve ser isso que fez a Juíza Presidente gabar o sentido de dignidade do Tribunal actual, quando ele resulta da conversão de um antigo Convento, nacionalizado em 1834, transformado depois em quartel e cujas fases de instalação como tribunal foram tão cheias de vicissitudes quanto as do actual edifício do Parque das Nações…

Como é clássico, sobre o assunto em causa, a notícia TSF pegou no microfone, passou os dois depoimentos e foi incapaz de esclarecer em profundidade o auditório sobre o que estava em disputa, nem que fosse com estas trivialidades que acabei de escrever. Pior que isso, a notícia que a emissora colocou em rede, omite as declarações do Secretário de Estado e torna-se totalmente parcial. E, já que estamos em clima de gongorismos, este estilo de informação merecer-me-ia um turpilóquio

E isso, disseram-me, já não é clássico

2 comentários:

  1. também ouvi às 7,00 horas quando
    me deslocava para o trabalho,e ao
    ouvir a SrªJuíza veio-me à mente
    uma notícia do último Expresso.
    Será que também vão fazer greve
    com os colegas da vizinha Espanha?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Espero que tenham o bom senso de não o fazer.

    ResponderEliminar