31 janeiro 2009

A "GRANDE" GAFFE, O PEQUENO INQUÉRITO E O GRANDE PROBLEMA

Através do Água Lisa descobri que outro dia ocorreu um lapso numas declarações da Ministra da Saúde. O episódio foi considerado com tal relevância pela redacção do Portugal Diário que esta lhe resolveu dar o destaque que se pode observar nas suas páginas. Parece-me ser um daqueles casos em que creio que se percebe automaticamente qual terá sido a causa da asneira de Ana Jorge: habituada a referir-se por rotina à Checoslováquia (que, contudo, é um país que já não existe há 16 anos…), corrigiu o engano referindo-se a um dos dois países resultantes da cisão, a Eslováquia, precisamente o errado, aquele onde não fica Praga.
Talvez também tenha influenciado a correcção o facto da outra metade do país ter uma designação pesada que não se pode simplificar: República Checa. São países (como a República Dominicana ou a República Centro-Africana) em que é quase preciso alterar o ritmo ao discurso para os designar. E, já que estamos numa de asneiras, vale a pena evocar aqui uma das cómicas, a do comentador da Antena 1 que relatava o República Checa 1 - Portugal 0, dos quartos de final do Europeu 1996 que, em cima da irritação do golo de Poborsky, ainda insistia em designar os jogadores adversários por republicanos checos… É que, se calhar, devia haver uma selecção rival composta por checos monárquicos
Em suma, como em tudo, em geografia também há pequenos e grandes disparates e o enorme relevo dado pela redacção do Portugal Diário à gaffe da Ministra da Saúde ao localizar Praga na Eslováquia mereceria que eles fossem brindados também com um pequeno, famoso e arrasador inquérito aos conhecimentos de geografia mundial que apareceu num episódio da série Yes, Prime Minister:
1- Onde fica o Alto Volta?
2- Qual é a capital do Chade?
3- Que língua falam no Mali?
4- Quem é o presidente do Peru?
5- Qual é a religião nacional dos Camarões?
Claro que o inquérito é para se responder sem consulta… e eu gostaria muito de ouvir as respostas dos membros da redacção do Portugal Diário para também as afixar na Net... A sério e muito mais importante, vale a pena reflectir sobre o assunto que levou Ana Jorge a referir-se a Praga e às universidades espanholas: a previsível falta de médicos que virá a ocorrer no futuro em Portugal. E, sobre esse assunto, a redacção do Portugal Diário terá para entrevistar uma extensa sucessão de antigos Ministros da Saúde, do tempo em que ainda havia Checoslováquia e onde em Portugal se reduziam os lugares de acesso ao ensino superior em Medicina até se ter criado o problema actual…

ADENDA (de 3 de Fevereiro):

Porque não tenho a pretensão de que o Herdeiro de Aécio seja lido em toda a parte, tive a oportunidade de inserir o comentário abaixo na caixa dos ditos do artigo do Portugal Diário que se indignava com a ignorância da ministra:

Dado o destaque que deram nesta notícia à gaffe da ministra quando localizou Praga na Eslováquia, gostaria de verificar como estão os conhecimentos de geografia aí dos membros da vossa redacção - pois parece-me que é a redacção que colectivamente assina essa notícia onde se mostram impressionados com a ignorância ministerial.

São apenas cinco perguntas elementares sobre geografia política - para responder sem consulta... - que retirei dum episódio da série
Yes, Prime Minister
:

1- Onde fica o Alto Volta?
2- Qual é a capital do Chade?
3- Que língua falam no Mali?
4- Quem é o presidente do Peru?
5- Qual é a religião nacional dos Camarões?

Fico à espera das vossas respostas (sem batota...) para o meu
e-mail. Entretanto, talvez não fosse mau que aí na redacção moderassem as vossas indignações com as ignorâncias alheias...

Antes de lá ir espreitar, alguém quer fazer uma aposta sobre o que aconteceu ao comentário?...

2 comentários: