17 janeiro 2009

EU VIM DE LONGE…

Esta evocação parcial da letra de uma famosa música de José Mário Branco (Eu vim de longe/ de muito longe/ o que eu andei p' ra'qui chegar…) aplica-se neste caso a Clint Eastwood, que hoje está transformado num realizador iconográfico de Hollywood.
Depois dos Westerns Spaghettis (acima), já por mim abordados previamente neste blogue, sucedeu-se uma fase que pretendia passar por policial mas que mais não era do que outros Westerns, agora em ambiente urbano moderno (na cidade de São Francisco).
Eastwood tornou-se no detective Harry Callahan (Dirty Harry) e o seu melhor atributo para as investigações era um enorme pistolão Smith & Wesson Modelo 29, Calibre .44 (abaixo), que costumava roubar as cenas a quem com ele contracenava (acima)...
Aproveito para adicionar duas dessas cenas a este poste. Os conhecimentos de inglês não são importantes para as compreender. Note-se como ambas acabam com os bandidos todos abatidos a tiro (excepto um. em cada caso) e que os bandidos são todos negros...

Para além da recordação das duas punch lines (Do You Feel Lucky, Punk? e Go Ahead. Make My Day!) fica a de como, há muito, muito tempo, o hoje inatacável Clint Eastwood ganhava a vida protagonizando filmes que eram de um racismo e reaccionarismo insuportáveis…

1 comentário:

  1. Enfim, o homem não dirigia as fitas, apenas as protagonizava.
    Como Director está nos antípodas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.