21 janeiro 2009

CINCO PREPARADOS PARA O LEITE E UM POUCO DE NOSTALGIA

Desde a origem dos tempos que terá havido uma guerra entre as mães e os filhos que não gostam de leite. E de há uns 70 anos para cá (serão uns 50 anos entre nós), houve quem pretendesse convencer as mães que o problema se resolveria adicionando um preparado com sabor achocolatado ao leite. O axioma que se esconde por detrás dessa certeza é o de que todas as crianças gostam de chocolate. Por vezes, com certas crianças, o axioma falha, mas isso agora não interessa nada… Este poste é uma pequena resenha desses preparados que há 50 anos fazem a alegria da pequenada
Como estabelecem as regras do Marketing, quando mais semelhantes os produtos forem com os da concorrência, maior é o esforço que se é obrigado a atribuir à componente promocional do produto – à publicidade. É o caso típico destes preparados que facilmente conhecemos por serem tão publicitados. Comecemos precisamente por aquele que será o mais discreto, embora faça parte do grupo dos históricos, dos mais antigos, o Milo, com a sua embalagem verde e que pertence à multinacional suíça Nestlé, embora, vim a descobrir, a fórmula tenha sido inventado na Austrália e seja uma bebida nacional na Malásia…
Genuinamente suíço, mas intrinsecamente germânico no seu sabor, é o Ovomaltine, bebida que ainda hoje desenvolve em mim reacções olfactivas traumáticas, associadas a madrugadas de inverno em que tinha de me levantar cedíssimo e ainda estava tudo escuro, a que se juntava aquela beberagem de sabor indefinido… O terceiro dos históricos é o Toddy, que vinha de uma origem diametralmente oposta: o Brasil. Dos três mencionados, suponho que seria o que então mais apostaria na publicidade, com a de locução a ser feita em português com sotaque brasileiro o que, no Portugal da altura, lhe trazia um cunho de exotismo…
Talvez esteja enganado, mas já não associo o Nesquik à mesma geração dos três anteriores. Apesar de também pertencer à Nestlé suíça, é um preparado de origem norte-americana e tudo nele, a começar pela cor dominante (amarelo) até à mascote (o coelho) me faz associar a produto daquela origem transposto para a Europa… Finalmente, mais recente que os outros, temos o Cola Cao, que é de origem espanhola. Só veio a ser lançado em Portugal na década de oitenta, com uma ampla campanha de publicidade alicerçada num programa de televisão de sucesso da mesma origem que se chamava Um, Dois, Três e que era apresentado por Carlos Cruz.

18 comentários:

  1. Aqui está um post que eu não me importava de ter escrito. Deu-me prazer este percurso pelos «achocolatados» da minha infância. Como retribuição escrevi o que me pediste sobre a Tarte Tatin. Espero que também gostes. Um bom lanche: um achocolatado com uma fatia de Tarte Tatin.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão: o "Ovomaltine" não se parece com nada comestível ou bebível!
    Só podia ter nascido na Alemanha ou na Inglaterra, países onde o paladar foi abolido...

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de dizer que o título deste poste, num raro momento literário, se inspirou vagamente no do romance de Mário de Carvalho "Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina".

    Espero que não tenha sido este o que desmereceu o "cheque em branco" que praticamente me passou, Maria do Sol... ;)

    Em termos culinários, a complexidade do achocolatado não tem nada a ver com a Tarte Tatin (assim mesmo, em maiúsculas como escreveste, Ana). O próprio Carlos Cruz explicava no meio da publicidade à "Bota Botilde": Um copo de leite, uma, duas, três colheres de Cola Cao e não precisa de açúcar.

    Impaciente, como confessei, não consigo ser objectivo quanto ao paladar do Ovomaltine. Só o seu cheiro (e as memórias ligadas ao olfacto são poderosas) misturado com um liquido quente me provocam desconforto.

    A propósito, alguém se lembra de um jingle cantado com sotaque brasileiro e em voz grossa e que perguntava: "Já tomou seu Toddy hoje?"

    ResponderEliminar
  4. Surprise surprise...

    http://www.youtube.com/watch?v=HinQbJMkKNk

    :))

    ResponderEliminar
  5. "Já tomou seu Toddy hoje?"
    Que máximo!!!
    Lolol

    Mas também nunca gostei muito de ovomaltine, para ser sincera...

    Beijinhos :)

    Cristina Loureiro dos Santos

    ResponderEliminar
  6. Ao ler este post lembrei-me precisamente da Bota Botilde, mas não associei logo ao Cola Cao. Provavelmente estava no subconsciente.
    Habituei-me mais ao Nesquik, e ao kanguru que o representava, infelizmente substituído por um coelho com pouca graça.

    ResponderEliminar
  7. Faltou acrescentar:
    "Toddy contém porque contém mesmo".
    E lá vinha a lista do que o Toddy continha...
    Coisas que nos entravam pelos ouvidos e nos saíam na Farinha Amparo.
    Ou na Predilecta, para o menino e para o atleta...

    ResponderEliminar
  8. Já que vamos às farinhas, posso colocar a "33" no rol?

    ResponderEliminar
  9. a lata da quarta imagem todos os dias de manhã se apresenta à minha frente. com o Quick e tudo. e faz isto há pelo menos quarenta anos.

    ResponderEliminar
  10. Tu censuraste o meu comentário de ontem?

    ResponderEliminar
  11. Oh Dona Gata! Oh cum carago! Então ocorreu-te que eu te tivesse censurado um comentário num poste a respeito de preparados para o leite?

    Num momento em que a conversa até jé estava a descambar para as farinhas e as papas lácteas (Cerelac, Milupa, etc.) espreitavam à esquina?

    Claro que não censurei coisa nenhuma, carago!!!

    Torna a publicar o comentário.

    ResponderEliminar
  12. Agora já não me lembro, mas que era giro, até era. Está aqui uma pessoa a esmifrar-se toda para dizer coisas minimamente inteligentes com palavras relativamente lustrosas, em relação a um assunto que eu não domino minimamente (preparados para leite), uma vez que eu não gosto de leite nem com nem sem essas coisas e na volta o comentário esfuma-se. Bolas, já é azar.

    ResponderEliminar
  13. Ah, é verdade, não era isto, mas também não consegui ver lá muito bem a analogia entre este título e o do livro do Mário de Carvalho "Fantasia para dois coronéis e uma piscina"...

    Bem, mas também não é de estranhar. O meu neurónio já se vê aflito para ver o óbvio, quanto mais o metafórico inteligente!

    ResponderEliminar
  14. No livro de Mário de Carvalho são coroneis e são dois, aqui são preparados para o leite e são cinco, e depois, para além disso, nos dois casos há mais qualquer coisinha, "uma piscina" no título do livro, aqui é "um pouco de nostalgia".

    ResponderEliminar
  15. Lolol

    Pois... na verdade, pensando bem, estou como a donagata... as semelhanças entre os títulos lolol

    Mas o mais giro é este post gerar estes comentários ;)
    Andamos mesmo muito nostálgicos...

    Ainda ontem vi uns conjuntos de bonecos e roupas para vestir esses bonecos, tudo em papel, com que eu me lembro de brincar em pequena, que nunca mais tinha visto. Que coisa deliciosamente nostálgica...

    Beijinhos :)
    Cristina Loureiro dos Santos

    ResponderEliminar
  16. Tá bem, pronto, deixa lá. Nem a piscina é de leite, nem os coronéis o bebiam a única semelhança era a esposa de um deles que era um chocolatinho...derretia-se toda!

    ResponderEliminar
  17. Eu apenas escrevi que o título se inspirava no do livro, não estabeleci nenhuma analogia em relação ao enredo.

    Parece que agora, depois de teres passado de Donagata a Dona Gata (note-se a nova Maíuscula), as referências a qualquer livro têm de ser de uma subtileza digna de um Salão Literário...

    ResponderEliminar
  18. É pá! É verdade! Eu ainda nem tinha reparado que tenho dois nomes próprios! Como é que eu terei feito isto?
    Se calhar foi a tentar alterar o nome do outro blog...
    Não sei. Mas gostava mais como estava. Vou mudar embora corra o risco de passar a Cátia Vanessa ou Verónica Carla, sei lá! Aguardemos!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.