02 novembro 2008

SOBRE ALGUMAS ELITES PORTUGUESAS

De acordo com o que consta do Quid 2004, só são reconhecidos os títulos de nobreza conferidos durante a vigência da monarquia (até 1910). Um Conselho de Nobreza constitui, a título oficioso, o único organismo autorizado em matéria de títulos. O uso privado dos títulos é, por vezes, tolerado na documentação oficial.
Há 3 títulos de Duque (Cadaval, Palmela e Lafões) e mais dois, excepcionalmente criados em 1982, desrespeitando a regra acima enunciada, para os dois irmãos do pretendente, D. Duarte Pio: Miguel, Duque de Viseu e Henrique, Duque de Coimbra. Além disso, há 32 Marqueses, 101 Condes, 71 Viscondes, 10 Barões e 1 Senhor.

3 comentários:

  1. Percebo. Este pessoal foi, todo ele, votar à ilha do Corvo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Teixeira
    Fiquei assarapantado com aquela de
    haver 1 Senhor.O que fez 1Senhor?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom, segundo a mesma fonte, o Senhor é de facto uma Senhora, e o senhorio chama-se "Casa do Solar do Paço de Pombeiro".

    Quanto ao que a Senhora terá feito, como de resto, se aplicará a todos os outros da lista, confesso-lhe, Paulo, que não sei, terá que lhes perguntar...

    Deixe-me confessar-lhe JRD, que gosto quando um quinto, sexto, ou mesmo sétimo partido obtêm representações parlamentares, como foi o caso do PPM nos Açores. Torna os gráficos dos jornais muito mais coloridos...

    ResponderEliminar