24 agosto 2008

O ASPECTO CARLA BRUNI DA POLÍTICA ACTUAL

Vale a pena recordar os comentários, como sempre, impiedosos, produzidos por Medina Carreira numa entrevista recente na SIC Notícias. Neles, referindo-se à descida de 1% da taxa do IVA e a propósito do gesto do ministro da economia, Manuel Pinho, que na altura foi, e arrastou consigo a comunicação social, a um supermercado, fingindo que fazia uma verificação no terreno da taxa praticada naquela grande superfície, Medina Carreira manifestou mais do que uma profunda discordância, sentia-se mesmo um indisfarçável desprezo pelo estilo do titular da pasta da economia. Será fruto, sem dúvida, dos quase 30 anos de evolução que separam o desempenho das respectivas funções ministeriais*.
Parece-me que Medina Carreira ainda conceberá o objectivo principal de uma sua equipa como o da procura das melhores soluções para os problemas económicos e financeiros com que o país se esteja a defrontar enquanto que para Manuel Pinho a importância da descoberta de quaisquer soluções se situará num pé de igualdade (senão secundário) com a procura da forma como elas poderão vir a ser mais eficazmente transmitidas. É verdade que Medina Carreira mostra não ter qualquer cuidado em embelezar o que diz, os seus comentários televisivos são normalmente muito deprimentes, mas também é verdade que o que Manuel Pinho costuma ter para nos dizer - como no caso do IVA -normalmente não tem importância nenhuma…

De resto, quando Manuel Pinho dá entrevistas onde profere declarações que eu creio se podem levar a sério, como Nenhum político sério pode garantir que o desemprego vai baixar, elas acabam por se revelar uma desautorização implicita de quase tudo o que o próprio ou o seu chefe de governo disseram ou viriam a dizer… Mas, mais ridículo que tudo isso, é agora o seu aparecimento recorrente nas páginas dos jornais de férias. Hoje, no Diário de Notícias fica-se a saber como Manuel Pinho nadou na piscina ao lado de Michael Phelps (com direito a fotografia de primeira página e tudo...), enquanto no Público me contam que ele havia jantado esta semana com Catherine Deneuve
O que impressiona nestes episódios fúteis é que o teor destas notícias nem sequer parece ser assim tão distinto em seriedade das notícias com aquelas declarações habituais de Manuel Pinho, seja por ocasião das inaugurações de grandes unidades fabris ou então as promessas a propósito dos encerramentos de outras grandes unidades fabris... É que mesmo depois da ascensão e queda de Santana Lopes, parece que continuamos rodeados pela mesma lógica em que a comunicação política parece ser completamente desprovida de substância. É que se só resta a imagem, aí, tenham paciência, Manuel Pinho é feio e a Carla Bruni é muito melhor. Até o Dalai Lama, que é santo mas não é parvo, sabe disso!
* Henrique Medina Carreira foi Ministro das Finanças entre 1976 e 1978 e Manuel Pinho é Ministro da Economia desde 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.