04 agosto 2008

IMAGENS DE MARCA DE MARCAS NACIONAIS

Para mim, é sempre um prazer aprender. Apesar de lhe apreciar a estética, ainda hoje me fica a dúvida em que livro Fernando Pessoa estaria a pensar no início do seu famoso poema Liberdade*, para saber se compartilharia o seu prazer…
Ainda recentemente descobri que a Foster´s, a cerveja australiana de maior projecção mundial, originária de um país que é o quarto maior consumidor per capita de cerveja no Mundo, afinal não é particularmente apreciada na sua própria terra de origem
Pensando melhor, nada disso me devia surpreender, se nos lembrarmos como no nosso país quase ninguém bebe ou aprecia o Mateus Rosé, porventura a marca de vinhos portuguesa mais fortemente implantada no Mundo. Consequências da globalização…
*Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
(…)

5 comentários:

  1. Desculpe o atrevimento, mas a propósito dessa "marca nacional" lembrei-me disto:

    http://bonstemposhein.blogspot.com/2007/08/do-vinho-em-terra-de-cerveja.html

    Tchim! Tchim!

    ResponderEliminar
  2. A propósito de uma outra marca nacional, será que os italianos fazem o mesmo com os seus vermutes e o Martini?

    ResponderEliminar
  3. Lá vem o velho provérbio:
    Ninguém é profeta na sua terra, quanto mais na minha, acrescento eu, que nem gosto de cerveja...

    ResponderEliminar
  4. Se Rui Veloso fosse uma marca de vinhos e não "uma marca" de música - como agora se diz -, seria outro exemplo, em relação ao Porto. De resto, compreendo melhor este sentimento dos portuenses do que o desprezo nacional pelo "refrigerante" Mateus - como lhe chama um empregado de restaurante meu conhecido.

    ResponderEliminar
  5. Aquela garrafa barriguda é a melhor promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro. Mesmo um cego sabe encontrar na prateleira do supermercado os vinhos de Mateus, aliás o Mateus rose é uma escolha excelente e segura para aqueles nada conhecem alguma coisa de vinho. Um outro benefício, os amadores dos melhores vinhos sabem imediatamente onde estão os vinhos portugueses, a saber ao lado do Mateus.
    cumprimentos de Antuérpia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.