08 agosto 2008

… E ESTES JOGOS OLÍMPICOS

As fotomontagens (em baixo) e os cartoons podem ser prodigiosos de imaginação na denúncia do desrespeito que o regime chinês tem professado pela liberdade e pelos direitos humanos. E há quem manifeste essa sua opinião de uma forma militante, anunciando que, por essa causa, se irá recusar a seguir os Jogos Olímpicos de 2008
Só que do outro lado da questão está, não só o tradicional pragmatismo e realismo político de quem governa (pelos vistos, quase todos os chefes de estado dos países de vulto irão estar presentes na cerimónia de inauguração dos Jogos…), como também o que pensa a opinião pública local e mundial (vejam-se os dois quadros abaixo).
Pode-se observar nos quadros (retirados daqui e daqui) os resultados dos trabalhos de sondagem do Pew Global Attitudes Project, uma organização norte-americana de sondagens, quer sobre o que os chineses pensam dos Jogos Olímpicos e do seu regime, quer sobre o que a população de vários países seleccionados pensa sobre eles.
Se era de esperar que os chineses se mostrassem satisfeitos (86%) com o seu governo (o que está longe de ser a opinião dominante entre nós), vale a pena reflectir sobre a conclusão que as opiniões negativas sobre a realização dos Jogos Olímpicos na China só se tornam significativas entre os habitantes dos países ocidentais e ricos.
Embora não o costumem reconhecer, esta versão moderna militante dos defensores dos direitos humanos, pela sobranceria que demonstra dos valores culturais ocidentais em relação aos alheios parecem-me ser o que mais se assemelha aos missionários cristãos de outrora, quando na sua intrépida missão civilizacional de evangelizar os outros…

1 comentário:

  1. Estou certo que há a face sombria da China, que o brilho desta realização não apaga. Ninguém melhor que os chineses para julgarem isso. Mas a alegria, o entusiasmo de tantas chinesas e chineses, lá e cá e pelo mundo todo,partilho-a. Eles estavam habituados a ser olhados nos restaurantes e nas lojas barateiras, quantas vezes, como gente com dignidade menor. Se este evento os ajuda a recuperar alguma autoestima, fico feliz.

    Falo da alma das pessoas, nada mais. E não me parece pouco. Que para justificar as políticas que os atormentam, deixo isso a cargo de Manuela F Leite que entende que os governantes também gostariam de resolver os problemas da população...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.