17 agosto 2008

AS AUTO-CARAVANAS SOVIÉTICAS

O T-54/55 da fotografia acima, é capaz de ter sido uma das melhores realizações da saudosa engenharia soviética. Entre os países do Bloco Socialista de pós-guerra, e embora isso não acontecesse todos os anos, de quando em vez criava-se uma bela oportunidade para que um grande grupo de cidadãos soviéticos saísse em excursão para visitar um dos países estrangeiros irmãos, viajando naquelas impressionantes e robustas auto-caravanas de cima…
Estão quase a perfazer-se 40 anos que, aproveitando os calores de Agosto, o destino turístico escolhido pelos excursionistas foi a lindíssima cidade de Praga (acima). O amor à verdade manda referir que nem tudo correu bem: os condutores das auto-caravanas, em vez de estacionarem nos parques dos arredores, ficaram tão deslumbrados com a beleza da cidade que trouxeram as auto-caravanas para o centro, onde provocaram alguns problemas de trânsito…
Mas, no saldo global, a excursão acabou por se revelar um enorme triunfo do campo socialista, ao demonstrar assim toda a superioridade da actividade turística quanto ela obedece a um planeamento central. Em contrapartida, no Ocidente, os exércitos de turistas ingleses e alemães que todos os Verões vinham para o Sul, muitos deles nas suas auto-caravanas frágeis (como a VW Combi da fotografia abaixo), nada conseguiam em relação às duas ditaduras ibéricas…
Claro que terá sido só por inveja e despeito daquele enorme sucesso socialista que os operadores turísticos ocidentais criaram depois o famoso cartaz turístico como os dizeres: Visite a União Soviética antes que a União Soviética o visite a si. Há pela blogosfera alguns blogues que são dados a efemérides. Desses, estou a pensar num ou dois que, incompreensivelmente e quase apostaria, vão deixar passar em claro a comemoração dos 40 anos de sucesso daquela grande excursão socialista…

3 comentários:

  1. Só mesmo tu para criares esta belíssima metáfora turística. Aliás oportuna ou não estivessemos em tempo de férias...

    ResponderEliminar
  2. Fazer uma excursão a Praga é antes de tudo uma opção de bom gosto.
    A primeira vez que lá fui, foi de automóvel e depois de chegar estacionei-o no centro histórico, que é magnífico e dos mais belos da Europa, até me vir embora, uma semana depois.
    Há gostos para tudo e nos tempos mais recentes existem novos destinos (e novos excursionistas) onde se pode ir de autocaravana: Bagdade e Kabul ou em voo charter: Belgrado.
    Há uns tempos atrás, os voos fretados iam até Hanoi e às Malvinas e também se viajava de iate até Playa Giron e Granada.
    É o turismo… Só os participantes é que vão mudando.
    Infelizmente ninguém está interessado em viajar a Darfur.
    A começar pelos "não socialistas".
    Boa semana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.