07 abril 2008

À BEIRA DE UMA NOVA DESCOBERTA CIENTÍFICA?...

A propósito da doença das vacas loucas, depois do Reino Unido, Portugal terá sido um dos poucos países da União cujas autoridades sanitárias foram suficientemente ingénuas ou estúpidas para se acusaram de ter casos de gado com BSE (encefalopatia espongiforme bovina). A sanção justificava-se cientificamente, mas o interesse dela era sobretudo comercial: o país afectado ficava proibido de exportar gado e carne bovina.
Foi o que aconteceu connosco, em contraste, por exemplo, com a pura manada bovina espanhola, país onde, se bem me recordo, nunca houve quaisquer restrições ao consumo de carne bovina. Não deixa por isso de ser cientificamente muito interessante o registo de dois casos da variante humana da mesma doença (Creutzfeldt-Jakob) em dois espanhóis de uma região (Castela e Leão) que por acaso até é conhecida pela sua riqueza ganadeira...
Até aqui, acreditava-se que essa variante da doença resultava da transferência do príão que a causava entre o gado para o ser humano. Mas como nunca houve casos de BSE em Espanha (...), ou as vítimas andaram muito pelo estrangeiro (em Portugal, quem sabe?...), ou as autoridades espanholas falsificaram deliberadamente os dados referentes à doença (impensável!...) ou então estaremos à beira de uma colossal nova descoberta científica…

Adenda de 8/04/07: Lida a notícia sobre o mesmo assunto na imprensa espanhola (El Mundo), é patente (e patético) o esforço das autoridades sanitárias espanholas em se descartarem de responsabilidades: assim, um dos casos poder-se-ia ter devido ao consumo de hambúrgueres em Inglaterra (o estrangeiro…) e o outro ao consumo de mioleira (e nós a pensar que em países não contaminados isso não era problemático…).

Quanto à reacção dos jornalistas a esta desastrada explicação, ou à investigação sobre este flagrante fracasso sobre os seus serviços de prevenção sanitária, em Espanha como em Portugal, o jornalismo é menos carne e mais peixe, daquele apanhado à linha: abocanharam a história com isco, anzol e tudo

1 comentário:

  1. É verdade, acontecem por lá coisas extraordinárias! E, aparentemente, estes dois não foram os únicos casos detectados. Aquele pessoal é muito viajado, é o que é.

    ResponderEliminar