04 abril 2008

A ALEMANHA DEPOIS DE HITLER – DA "RENDIÇÃO INCONDICIONAL" DE CASABLANCA A LUCIUS CLAY

O que mais me incomoda em certas defesas a todo o custo da conduta da Administração norte-americana no que respeita à questão iraquiana é a ignorância. Quando vinda de José Pacheco Pereira, cuja pose (e dela ele não terá culpa) corporiza o conhecimento, o incómodo torna-se em irritação. Regressemos então ao passado e perceba-se como Administrações antecessoras da actual (as de Roosevelt e Truman) se defrontaram com problemas e dilemas sobre o que fazer aos países conquistados depois da vitória militar que eram ainda mais complexos do que aqueles com que a actual se defrontou, como os abordaram então e como foram procurando e adaptando-se a novas soluções.

Pelas declarações proferidas pelo Presidente Roosevelt na Conferência de Casablanca (acima, em Janeiro de 1943), tinha-se tornado público que a Segunda Guerra Mundial só terminaria com a Rendição Incondicional da Alemanha. Por detrás dessa proclamação política, havia um outro plano sectorial, designado por Plano Morgenthau, o nome do responsável pela sua autoria e também Secretário do Tesouro da Administração norte-americana na altura, Henry Morgenthau Jr. (abaixo) Em síntese, tratava-se de um plano económico que previa a divisão da Alemanha pós-guerra em dois estados (Norte e Sul), despojados de algumas das suas zonas mineiras (Sarre e a Alta Silésia) e das suas indústrias pesadas.
Posteriormente, já em 1945, nas Conferências de Yalta e de Potsdam os vencedores (Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido) acordaram numa repartição diferente (mas provisória) do território alemão, criando quatro zonas de ocupação entregues à responsabilidade dos seus exércitos de ocupação (os três acima mencionados, mais o da França). Os norte-americanos já haviam antecipado esse cenário e, ainda em tempo de guerra, haviam criado um Exército* (o 15º) vocacionado para desempenhar essas tarefas. Preparados para agir como a autoridade e desconfiados da colaboração que viessem a receber dos alemães, era um Exército que tinha mais administrativos do que combatentes…

Inicialmente, a política económica de ocupação dos norte-americanos alinhou-se com o que fora definido previamente com o Plano Morgenthau – a produção alemã de aço estava limitada a 25% do que fora antes da Guerra e a de veículos automóveis a 10%, por exemplo. A condução política global também era rigorosa, com os muito publicitados julgamentos dos mais altos responsáveis do III Reich em Nuremberga (1945-46) e a identificação e o respectivo sancionamento dos pequenos responsáveis através daquilo que se veio a baptizar por desnazificação. Tudo isso havia sido compilado num documento militar, que hoje costuma ser convenientemente esquecido, designado por JCS 1067**.
A inflexão da atitude norte-americana em relação aos alemães foi progressiva e deve-se muito ao Governador Militar da Zona de Ocupação norte-americana na Alemanha (1947-49), General Lucius Clay (acima), à percepção que ele tinha da rivalidade da disputa ideológica que se travava na Alemanha (não há escolha entre ser-se comunista com uma dieta de 1.500 calorias/dia e ser-se um defensor da democracia à custa de uma outra de apenas 1.000…) e à influência que aquele general tinha junto do Secretário de Estado da época James F. Byrnes. Num discurso de Setembro de 1946, hoje ofuscado pelo do seu sucessor George C. Marshall*** um ano depois, a atitude americana mudou radicalmente.

É já sob a égide destas novas directrizes políticas, muito mais conformes o espírito da Guerra-Fria que se avizinhava, com Lucius Clay (um oficial de engenharia) a comandar o contingente militar norte-americano estacionado na Alemanha (que Byrnes anunciara no seu discurso que iria permanecer indefinidamente na Europa…), que se vieram a dar aqueles episódios que são hoje muito celebrizados de cooperação, como o da ponte aérea de reabastecimento a Berlim (de Junho de 1948 a Maio de 1949). O clímax desta amizade entre alemães e norte-americanos será representado, muito provavelmente, pelo discurso de John F. Kennedy (abaixo), em 26 de Junho de 1963: Ich bin ein Berliner****.
Abstenho-me de comparar exaustivamente as descomunais diferenças entre o que se passou na Alemanha na segunda metade da década de 40 com aquilo que se passou ultimamente no Iraque. Quem continuou a ler este poste até aqui, ter-se-á perguntado, por exemplo, onde estaria o equivalente ao 15º Exército que assegurasse a administração do Iraque imediatamente depois da destruição do regime de Saddam Hussein, ou poderá ter comparado as repercussões e as inflexões sofridas pela política norte-americana depois do discurso do Secretário de Estado James F. Byrnes de 1946 com as (não) registadas na sequência do Relatório Baker-Hamilton de 2006…

A invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003 resultou, na sua globalidade, conte-se tanto a quantidade como a qualidade das opiniões que se escutam e lêem, num gigantesco fiasco. Este poste permitirá talvez, mas apenas para os que se disponham a fazê-lo, ao comparar as situações alemã e iraquiana de pós-guerra, perceber como há uma responsabilização política clara desta Administração norte-americana pela forma não só como iniciou aquela Guerra mas também como tem conduzido o processo que a ela se seguiu e pela situação para onde se deixou arrastar na actualidade – com o beneplácito do seu próprio eleitorado que a reelegeu em 2004, não nos esqueçamos…
Recorde-se que tudo o que mais acima se descreveu, se passou apenas em 4 anos: de 8 de Maio de 1945 (rendição alemã) a 23 de Maio de 1949, quando se formou a República Federal Alemã. A presença norte-americana no Iraque depois do derrube do regime, vai completar 5 anos no próximo dia 30 de Abril… E depois, e por muito que eu aprecie a objectividade dos números e até prefira debater os assuntos com base nela, é sempre penoso ver quem prezamos intelectualmente queixando-se, argumentando à volta de pormenores, encadeando gráficos… Desculpar-me-á o José Pacheco Pereira, mas isso parecem-me coisas para o João Miranda

* Para os menos entendidos nestas terminologias, um Exército é uma enorme unidade militar cujos efectivos atingem normalmente as centenas de milhar. Os vários milhões de soldados norte-americanos que estavam então (1944-45) na Europa distribuíam-se por aquele e por mais outros 5 Exércitos: 1º, 3º, 7º, 9º e 1º Aerotransportado.
** JCS é o acrónimo de Joint Chiefs of Staff, o órgão colegial mais importante do Pentágono e designa os documentos dele emanados. Mas a JCS 1067 foi assinada adicionalmente pelo Presidente Truman em 10 de Maio de 1945.
*** Os dicursos proferidos, respectivamente, por James F. Byrnes em Estugarda em 6 de Setembro de 1946 e por George C. Marshall na Universidade de Harvard em 5 de Junho de 1947. No mês seguinte a JCS 1067 foi substituída pela JCS 1779.
**** Eu sou berlinense.

6 comentários:

  1. Eis uma análise adequada para compreender os profundos (e surpreendentes) erros estratégicos cometidos pela actual Administração dos EUA, que, em boa hora, se está a despedir, mas, em má hora, ainda vai permanecer quase um ano em funções.
    LS

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  2. Escreve quem sabe e lê quem quer saber.
    bfs

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  3. Obrigado pelos vossos comentários.

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  4. Excelente paralelo que estabelece entre a atitude estratégica revelada pelos norte-americanos no rescaldo da II Guerra e a (não)revelada agora em relação ao Iraque.
    Seguramente será mais um factor a contribuir para uma melhor compreensão do livro que tenho em mãos.

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  5. Não, já não. E este livro é do tipo de ler e procurar digerir lentamente. Provavelmente lerei outro menos exigente em simultâneo.
    De qualquer modo agradeço os cuidados que revelas com a minha saúde...

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