13 março 2008

O PAPA, O VINHO, A BANDEIRA E AINDA MAIS ALGUMAS PECULARIDADES SOBRE O VATICANO

No poste abaixo sobre o Vaticano, há um comentário amigo que lembra a existência de um reputado vinho francês denominado por Châteauneuf-du-Pape (DOC), originário de uma região arredores da cidade de Avinhão (daí o nome) e conhecido por poder vir a atingir uma alta graduação alcoólica (14º) devido à presença de uma alta percentagem de uvas de casta Grenache, que são extremamente adocicadas.
Mesmo depois do regresso dos Papas a Roma (1377), Avinhão continuou a fazer parte das possessões papais e as cores do estandarte papal reflectiam isso, associando o amarelo à cor de vinho, como se pode ver acima. Na época da Revolução Francesa, a França anexou o enclave em 1791. Pior que isso, no final dessa década, em 1796, as próprias possessões papais em Itália vieram a ser conquistadas pelos franceses.
O próprio papa (Pio VI) foi deposto das suas funções em 1798, tendo morrido aprisionado em 1799. Numa campanha de charme, Napoleão instruiu as forças francesas ocupantes para envergarem as cores papais, o que levou o novo Papa, Pio VII a contra-atacar, mudando as cores do seu estandarte papal para o amarelo e branco (acima) que ainda hoje se mantêm. O Papa também não veio a recuperar a posse da cidade de Avinhão…
Contudo, como argumento comercial, as garrafas de Châteauneuf-du-Pape (acima) costumam ter figuras que lembram as armas papais inseridas em relevo no vidro. É apenas mais uma curiosidade associada a um país que, proporcionalmente à sua população, apesar do seu pacifismo, tem uma das maiores forças militarizadas do Mundo (12,5% da população total*!) e uma taxa de pequena criminalidade que bate qualquer cidade sul-americana…

* Há 100 Guardas Suíços para 800 habitantes. Como comparação, a belicosa Coreia do Norte tem um rácio de apenas 4,8% e os Estados Unidos 1,5%.

2 comentários:

  1. Daí talvez venha o nome da cidade: Ah vinhão!

    Além da casta também há outra particularidade: o solo.
    Produto da erosão nas montanhas mais próximas, a quantidade de calhaus rolados é imensa, atapetando os vinhedos. São essas pedras que funcionam como acumuladores de calor, que é libertado quando a noite cai, ajudando a elevar o teor de açúcar.
    Estranho é ver os vinhedos surgirem em terrenos de calhaus...

    ResponderEliminar
  2. Já há muito muito tempo que não comentava neste excelente blog, vejo que a qualidade e o interesse dos posts se mantém!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.