01 março 2008

A METÁFORA SOBRE O RESTAURANTE CHINÊS

Embora muito se fale sobre a competição comercial que a China está a travar com sucesso contra as outras Potências Mundiais, escreve-se muito menos (ainda) sobre a futura competição ideológica entre os diversos projectos de sociedade que cada Potência pretenderá expandir pelo globo. Aí, também a actual predominância norte-americana será desafiada, e enganam-se os que querem dar grande significado às fotografias da publicidade à Coca-Cola ou ao McDonald´s com caracteres chineses*.
São símbolos superficiais como se percebe pela metáfora de Fang Ning, que é o Vice-Director do Instituto de Ciências Políticas da Academia Chinesa de Ciências Sociais e um habitual neste tipo de debates ideológicos, quando compara a democracia ocidental a um restaurante de menu fixo onde o povo apenas pode escolher o chefe da cozinha, enquanto pela democracia chinesa, o cozinheiro é sempre o mesmo (o Partido Comunista), mas existe a liberdade do povo escolher a ementa…
Fica-se assim quase completamente embevecido naquela metáfora de Fang Ning, onde se reconhece uma poética daquelas genuinamente chinesas, quando nos ocorre, no seguimento dessa mesma metáfora, a recordação do que aconteceu no dia em que, de entre a clientela, se lembraram de pedir o livro de reclamações do restaurante…
* Como já ocorreu, no passado, também com os caracteres japoneses.

2 comentários:

  1. Foi nessa altura que, ao contrário do que seria de esperar (?), a ASAE lá do sítio se pôs ao lado do cozinheiro.

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  2. Na China, faz sentido o Mendes Bota comparar a "ASAE" local com a PIDE...

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