06 dezembro 2007

AFEGANISTÃO: A GUERRA DAS VBTP (2)

Durante o século que precedeu a invasão de 1979, o Afeganistão sempre fora uma espécie de protectorado russo ou soviético. Uma definição anedótica, vagamente baseada em factos históricos, conta que não foi o Afeganistão a definir as suas próprias fronteiras, mas sim cada um dos seus vizinhos (Império da Rússia, Pérsia, Índia Britânica) que as traçou. O Afeganistão é assim formado por uma coligação das tribos indesejáveis…
Vale a pena rematar para um poste específico a análise das condições em que as forças soviéticas entraram no Afeganistão para apoiar uma das facções numa disputa interna do partido no poder (PDPA*), que até era pró-soviético. Mas os 28 anos que decorreram desde então não contribuíram muito para o esclarecimento dos aspectos sombrios do que se terá então passado. Quanto à guerra, um dos lados mais conhecido é o folclórico, exuberante e oco que aparece num filme como Rambo III.
Reconheça-se que Hollywood nunca se esmerou pelo rigor que colocou na feitura de qualquer filme, mas neste, protagonizado por Stallone, atingiu-se um ponto alto do desleixo: até os helicópteros soviéticos eram franceses e estavam mal disfarçados**… Mais sóbrias, as fontes originais como as notas redigidas depopis da campanha pelo próprio Estado-Maior soviético e depois traduzidas para inglês e comentadas por oficiais norte-americanos, como as do livro abaixo, podem ser (são) enfadonhas.
No entanto, são de longe a melhor fonte de perceber como os soviéticos abordaram e se deixaram enredar nesta guerra contra-subversiva que lhes veio a custar 26.000 mortos, apesar de todos os precedentes em que se haviam envolvido os países ocidentais, incluindo os seus grandes rivais norte-americanos. E algumas das descobertas são verdadeiramente surpreendentes: em 1979, ainda não havia uma verdadeira doutrina soviética para a guerra contra-subversiva…
O exército soviético havia erradicado os guerrilheiros nacionalistas ucranianos nos anos imediatamente seguintes ao final da Segunda Guerra no seu próprio território, mas as guerras de libertação que se haviam desenrolado depois disso, teorizadas pelo seu (até certo ponto...) aliado Mao Zedong, haviam-lhes passado ao lado. O bloco socialista ficara mundialmente com a reputação de ser o vencedor dessas guerras de libertação, mas entre os próprios desconheciam-se as causas dessas vitórias... para as contrariar.
Significativamente, o material de estudo sobre a guerra do Vietname que estava à disposição dos soviéticos era o que lhes fora fornecido pelos norte-vietnamitas… Só que os vietnamitas estavam do outro lado da subversão e a sua experiência nada lhes ensinaria sobre o conflito que se lhes deparava no Afeganistão… O problemas dos sovieticos passava a ser o mesmo que haviam sido o de norte-americanos (no Vietname), franceses (Vietname e Argélia), britânicos (Malásia, Quénia e Yemen), portugueses (Angola, Guiné e Moçambique), rodesianos,… Enfim, um clube selecto.

(continua)

* PDPA – Partido Democrático Popular do Afeganistão.
** SA-330 Puma e SA-341 Gazelle.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.