01 novembro 2007

UMA CERTA VISÃO SOBRE O ASSUNTO


A fotografia acima data provavelmente de Fevereiro de 1937, quando da conquista de Málaga, a Vermelha, pelas tropas nacionalistas espanholas. Nela se vê o bispo da cidade com os comandantes das unidades que a haviam tomado em pose, numa saudação fascista. Foi depois desta conquista que se distinguiu nos conselhos de guerra da cidade, como feroz advogado de acusação aos republicanos que foram capturados e que vieram a ser detidos, o futuro presidente de conselho Carlos Arias Navarro, de que falei num poste recente.

Mas o que a fotografia acima tem de mais notável é a curiosidade de, provavelmente para causar mais impacto estético, ter sido invertida, aparecendo os dignitários a fazer a saudação com o braço esquerdo, o que é absurdo, para quem conhece a origem da saudação. Este tratamento que foi dado à fotografia torna-se exemplificativo e simbólico do que costuma acontecer frequentemente com a História quando são as concepções do narrador que se impõem à realidade do que aconteceu… São muito mais frequentes as distorções ideológicas, neste caso a distorção terá sido provocada por razões estéticas e o resultado fica à vista de todos… os que a querem ver.

Assim truncada, a fotografia entrou na Internet e terá sido assim mesmo importada para o blogue Arrastão que a usou para ilustrar um poste referente à relação íntima da Igreja Católica com os nacionalistas durante a Guerra Civil. O poste, polémico, causou reacções enérgicas e múltiplas que se traduziram em 51 comentários, muitos deles exaltados e criticando-se reciprocamente, com argumentos onde parece não haver lugar a dúvidas ou cautelas. Contudo, só o 48º, mais de um dia depois da inserção, chama a atenção para a incongruência da pose dos dignitários nacionalistas.

Saudações, Joca, e parabéns pelo espírito de observação!…

Sem comentários:

Enviar um comentário