04 novembro 2007

POR OCASIÃO DO SEGUNDO ANIVERSÁRIO

Nestes dois anos de blogosfera penso que posso concluir que nela se está a formar uma sociedade tecnologicamente inovadora. Por exemplo, onde se permitem acusações de se ser pessoalmente reles quando acusador e acusado nunca se encontraram pessoalmente e também se permite que Professores Doutores de Coimbra sejam confrontados directamente com a exibição da sua ignorância ao abordarem assuntos específicos sobre os quais resolveram emitir a sua opinião, mas sem sequer se documentarem…
Para assinalar o segundo aniversário do blogue resolvi alterar o insulto de estimação lá de cima, no cabeçalho. A história por detrás do novo insulto afixado conta-se de forma sucinta. Começa num poste disparatado, demonstrativo da ignorância sobre geografia por parte do seu autor, Vital Moreira (como alguém demonstrou aliás, de forma sucinta e gráfica…), e acaba na inevitável impossibilidade intelectual do autor admitir o seu erro (clamoroso)...
A expressão dessa impossibilidade degenerou no sucedâneo mais parecido com argumentação: o insulto, não muito substanciado, como se vê pela frase escolhida. Que, confesso, nem tem tanta piada como o que lá estava*, mas como é de um autor que vai à televisão… e que nas outras circunstâncias deverá crer que é merecedor da reverência de lá ter ido, a piada vale mais pela petulância do autor da frase do que pela veemência das suas palavras.
Ou seja, confesso que há algo de profundamente superficial nas razões da minha escolha: como as fotografias de uma socialite da revista Caras, considero que o autor do insulto não tem razões de mérito para ter sido escolhido a não ser o facto de ser badalado… É verdade. Mas posso dizer em minha defesa que, tratando-se aqui da celebração de um aniversário, não há reportagens melhores sobre aniversários que as da Caras?

*De um Autor a quem disseram: Enxergue-se e leia umas coisinhas.

11 comentários:

  1. Caro Herdeiro,

    Não é nem alguma vez foi vital o que o homem pensa.

    O melhor é não ligar, talvez até
    eVITAL-o.

    O que não impede que lhe casque como o Herdeiro sabe, gosta e nós tanto apreciamos...

    ResponderEliminar
  2. Mal por mal, prefiro a sensatez e a lucidez da menina Luciana que, sozinha, sem rede nem efeitos especiais, descobriu que não há príncipes encantados.
    Esse realismo, sim, é vital, para uma Flor.
    E bela,ainda cima das pétalas...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns para um dos melhores blogues que conheço.
    Quanto ao Vital, mais reles é quem não reconhece que fala sem saber. Provavelmente, ele é que deveria ler umas coisinhas e aprender alguma humildade.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! O teu blog é excelente! Não te rales com esses insultos da treta ;)

    Beijinhos :)

    Cristina Loureiro dos Santos

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, parabéns. O teu blog é realmente excelente e de visita diária quase obrigatória. Aborda os temas com grande rigor e profundidade. Aliás, por vezes fico completamente atónita com as coisas que publicas tal é o rigor do pormenor.
    Os artigos do âmbito da história são, a meu ver, fenomenais.
    Um grande beijo e continua.

    ResponderEliminar
  6. Um Grande Obrigado ao Carteiro, à Sofia (duplo, porque deixei outro no seu blogue), à Cristina, ao Puma, ao Menino Mau e à Donagata (com uma extensao de agradecimentos aos comentários elogiosos deixados no blogue da Sofia).

    Citando esse grande vulto da poesia portuguesa, Sérgio Godinho, "Cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas..." - que não servem para levar a sério os insultos do Vital.

    ResponderEliminar
  7. Foi só a mim que escapou que, nem a propósito desta capa da Luciana Abreu, estes agradecimentos pareciam "os beijinhos" da Floribela?

    ResponderEliminar
  8. O abraço de sempre, meu caro, com votos de muitos e bons posts, para não variar.

    ResponderEliminar