03 novembro 2007

A BANDA DE UHF E O MÍTICO SEGUNDO CANAL – 2

Parece ficar sempre qualquer coisa por dizer quando o assunto é dos nostálgicos, como o das minhas desventuras para apanhar o segundo canal: entre o que mais contribuía para dar aquela aura distinta ao segundo canal era a mira técnica da imagem (acima), diferente da do primeiro (abaixo). Ambas a preto e branco, evidentemente, que a mira técnica com cor (mais abaixo) ainda demoraria um decénio a aparecer…
Mas a cura para a nostalgia televisiva indulgente obtém-se consultando a programação da época. Assim, na programação do período da hora de almoço (12H45-14H30) que atrás mencionei, destacavam-se as séries de desenhos animados de sucesso muito moderado como as do Tintin ou dos Beatles, o Alvin Show ou Linus, o leão*; e havia as séries realistas como Os meus sobrinhos (?), Um pai para Eddie e Viver no Campo...
* Outra coisa que vale a evocação nesta série é um pássaro que, no fim do genérico final, nos mostra o seu sorriso forçado (são só dentes à mostra, nem um músculo facial se mexe), sorriso esse que muitas vezes me vim a lembrar pela vida fora, comparando-os com exemplares ao vivo…

Sem comentários:

Enviar um comentário