04 setembro 2007

RUPPRECHT, O PRETENDENTE AO TRONO DO INIMIGO

Entre os comandantes dos sete exércitos alemães que, cumprindo o Plano Schlieffen, avançaram em Agosto de 1914 pela Bélgica e pela França, para envolver e derrotar os exércitos destes últimos por trás (abaixo), havia três membros de casas reais e de entre esses, dois eram príncipes-herdeiros (Kronprinz, em alemão): Wilhelm, que era o herdeiro dos tronos imperial da Alemanha e real da Prússia e Rupprecht, o herdeiro do trono do Reino da Baviera. Quanto ao terceiro, o duque Albrecht de Württemberg., por morte do pai, em 1917, também se tornaria o príncipe-herdeiro do Reino com o mesmo nome.
Como era o costume da época, as carreiras militares destes membros da realeza tinham sido fulgurantes e as idades daqueles três comandantes de exército não se comparavam de forma alguma às dos restante oficiais generais que haviam progredido na carreira da maneira clássica (Von Kluck, Von Bülow, Von Hausen e Von Heeringen*), cuja idade média atingia em 1914 os 67 anos! Albrecht (com 48 anos) e Rupprecht (com 45) eram já homens maduros, mas os 32 anos de Wilhelm, numa época em que a antiguidade era um posto, tornaram-no um alvo da chacota da propaganda britânica, que o tratava depreciativamente por Little Willie.
Mais respeitado pelos britânicos, o príncipe Rupprecht (acima) também se viu numa situação que se pode considerar ingrata quando os seus exércitos tiveram que os defrontar. De confissão católica, Rupprecht era também o herdeiro por via materna dos direitos ao trono britânico através dos seus longínquos antecessores Stuart que, na pessoa de Jaime II (1633-1701), haviam sido expulsos do Reino Unido em 1688… Para um punhado de escoceses e ingleses mais radicais e menos assisados**, o príncipe Rupprecht, sob o nome de Roberto I da Inglaterra e IV da Escócia, era o legítimo soberano do país contra o qual as tropas sob o seu comando agora combatiam…

* De Norte para Sul (e depois, por força da manobra, de Ocidente para Oriente), a disposição dos exércitos era a seguinte: I (Von Kluck), II (Von Bülow), III (Von Hausen), IV (Duque Albrecht), V (Kronprinz Wilhelm), VI (Kronprinz Rupprecht) e VII (Von Heeringen). Como se pode perceber pelo mapa, o papel principal na manobra competia ao I e II exércitos.
** Conhecidos por Jacobitas.

1 comentário:

  1. Isto das monarquias e herdeiros tem que se lhe diga.
    E a Diana que já não era membro da realeza e que voltou a sê-lo, mas desta vez do povo.
    Talvez o tal alemão tenha feito menos estragos.

    ResponderEliminar