20 julho 2007

O DESVIO QUE NÃO FOI DE DIREITA NEM DE ESQUERDA, DE INCOMPETÊNCIA TÃO SOMENTE

Escreveu José Pacheco Pereira ontem no seu blogue, num diário da crise do seu partido:

(...) É por essas e por outras do mesmo tipo que nenhum debate no interior do PSD que não coloque a questão da governação PSD-PP com Durão Barroso e Santana Lopes, com maioria absoluta, não chega sequer à superfície de nada.
Como costuma ser frequente, José Pacheco Pereira é extremamente perspicaz na identificação do diagnóstico embora ele seja acompanhado pela – também tradicional – falta de sentido prático. É muito óbvio onde quer chegar e que conclusões extrair com a sua proposta de debate no interior no PSD. O partido teria que renegar e purgar-se de uma fase (triste) do seu passado, à semelhança do que aconteceu com o desvio de direita de Júlio Fogaça no PCP, como ele o irá retratar provavelmente no próximo volume da sua biografia de Cunhal.
Só que o PSD actual é um partido muito mais impuro e muito mais civil do que o PCP da clandestinidade, é composto de interesseiros vulgares e desenrascados, que não têm nada de parecido com as disciplinadas hostes do marxismo-leninismo que visivelmente ainda encantam José Pacheco Pereira. O debate que propõe, sendo sério, seria conflituoso, poderia conduzir a purgas e abandonos, nomeadamente entre a centena de conselheiros nacionais que, calando a deserção de Durão Barroso, ainda por cima sancionaram a ascensão de Pedro Santana Lopes…
Houve uma época em que o PSD funcionou assim, com rupturas, cisões, mas isso passou-se antes de José Pacheco Pereira ter lá chegado. O PSD de agora já não tem nada disso e perdeu essa herança. Pedir-lhe que debata internamente os seus próprios desvios passados, embora seja a solução racional, funcionará com a mesma eficiência com que funcionou a desnazificação que os norte-americanos impuseram aos alemães depois da Segunda Guerra Mundial: muita cosmética enquanto eles pressionaram para depois o assunto ser rapidamente esquecido…
Para mais, suponho que a maioria dos militantes que tiveram cargos de responsabilidade partidária e governamental durante o período de Durão Barroso e Santana Lopes assumiriam honestamente como sua a réplica de um diálogo hipotético travado numa anedota, entre dois membros do aparelho de um partido comunista da Europa de Leste:
- Ouve lá, tu não te desviaste da linha do partido?...
- Não, eu desviei-me sempre com a linha do partido…
O eleitorado, enquanto não se esquecer das suas promessas, é que não lhes perdoa… E quanto a isso, José Pacheco Pereira, não há XX Congresso que valha ao PSD, apenas resignação...

1 comentário:

  1. Estou de acordo com as ideias expostas, excepto no que toca à memória do eleitorado que, está provado, é muito curta!!!

    ResponderEliminar