24 abril 2007

FIASCO!

Lembro-me de um professor de físico-químicas, excelente por sinal, que adorávamos pôr em xeque cada vez que procedia às experiências de química na aula. Ainda o reagente não fora despejado no tubo de ensaio e já havia bocas avulsas e aziagas da parte da assistência antecipando a cor que o combinado não iria assumir, o gás que não se iria libertar ou o precipitado que continuaria dissolvido…

Fiasco! Fiasco! Fiasco! Era o comentário trocista que se espalhava pela sala a diversas vozes, num ciclo em que o comentário se vinha a revelar muitas vezes premonitório, o que ocasionava que, por isso mesmo, o concentrado professor se enervasse ainda mais, o que só dava ainda mais motivos à assistência para gozar o pratinho e repetir: Fiasco! Está-se mesmo a ver que vai dar Fiasco!...

Não sei quem se recordará da disputa pelo local da realização da 32ª Edição da Taça América em Vela há uns dois anos, onde Lisboa apresentou a sua candidatura em concorrência com outras cidades mediterrânicas para a vir a perder na ponta final para Valência. É precisamente essa competição que começou a decorrer ali desde o passado dia 16 de Abril.
E é com o mesmo espírito travesso com que antigamente saudava as tentativas do meu estimado professor (que conhecíamos por Moka, alcunha herdada) para que o lítio reagisse com a água conforme determinava a sua localização na tabela periódica, que informo que há cinco dias consecutivos não tem sido possível realizar a competição porque não tem havido vento… Ou seja, um verdadeiro Fiasco!

2 comentários:

  1. Por momentos, pensei que estivesses a falar desse grande vulto da Física e da Química, o Prof. Licas :-)

    ResponderEliminar
  2. Não, Rantas, o filho do Moka era um professor de categoria, que também aguentava galhardamente de tubo de ensaio na mão as consequências do fiasco científico!

    Nada daqueles truques sórdidos do Semita que, quando a experiência corria bem, a proeza era dele, quando corria mal… já sabes quem ficava com as culpas…

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.