24 março 2007

O GENERAL QUE NÃO TINHA JEITO PARA MATEMÁTICA E O CADETE NAVAL QUE SE INTERESSAVA PELA AVIAÇÃO

De entre a relativamente extensa lista de oficiais generais norte-americanos que, durante a fase final da Segunda Guerra Mundial (1944-45), ocupavam os mais altos cargos de comando dos exércitos que lutavam na Europa Ocidental, como Eisenhower, Bradley, Devers, Hodges, Patton, Simpson, Patch e Brereton*, assinale-se a coincidência que metade deles (os assinalados a grosso) pertenciam ao mesmo curso de saída da Academia Militar de West Point, o de 1909.

Mas isso serão daquelas coincidências que o efeito das promoções por antiguidade tornarão corrente em quase todos os exércitos do mundo. O que tornará distinto o exército norte-americano na sua flexibilidade hierárquica é o pormenor de que um dos generais, Courtney Hodges (abaixo), tivesse sido forçado a desistir do curso de West Point por causa da matemática (o mesmo aconteceu com o muito mais famoso George S. Patton, só que este voltou a concorrer para repetir o ano).
A carreira de Hodges veio assim a evoluir de forma diferente, assentando praça em 1906, para se tornar oficial miliciano em 1909, ser mobilizado para França, durante a Primeira Guerra Mundial, onde se distinguiu a ponto de ser convidado a tornar-se instrutor precisamente na Academia de West Point, cujo curso não completara. Contudo, esse facto não se tornou impeditivo da sua progressão na carreira, como se viu: recebeu o comando de um Exército e atingiu o posto de general de quatro estrelas.

Outro pormenor peculiar que vale mencionar para realçar a flexibilidade hierárquica existente nas forças armadas norte-americanas era o caso do comandante do I Exército Aerotransportado Aliado, Lewis H. Brereton (abaixo), que, apesar de comandar a maior formação de pára-quedistas e tropas aerotransportadas que jamais existiu, havia feito a sua formação militar básica… na Academia Naval de Annapolis, onde começara muito cedo a mostrar predilecção pela aviação.
Tanto Hodges como Brereton foram generais discretos, pouco propensos a alimentar a imprensa e o ego durante a guerra (como Patton), ambições políticas depois dela (como Eisenhower) ou acertos de contas pessoais através de autobiografias (como Bradley). Outros títulos alternativos para este poste poderiam ser O Oficial miliciano que chegou a General de Quatro Estrelas e O Marinheiro que comandou as unidades pára-quedistas. Em que forças armadas de quantos países e em que circunstâncias teria isso sido possível?

* Que eram, respectivamente, o Comandante Supremo, os comandantes do 12º e Grupo de Exércitos e os comandantes do I, III, IX e VII Exércitos norte-americanos e do I Exército Aerotransportado Aliado. Na fotografia inicial, na primeira fila e, da esquerda para a direita, aparecem Patton, Bradley, Eisenhower e Hodges.

Sem comentários:

Enviar um comentário