20 janeiro 2007

O TREINO CONDICIONADO E O TRABALHO ESPECÍFICO


Eu suspeito que poderei começar a tornar-me repetitivo nesta minha atitude de, volta por outra, gozar com aquilo que os jornalistas especializados costumam designar eufemística e pomposamente por fenómeno desportivo – que não passa afinal do velho pontapé na bola só que agora com mais todas as indústrias dele subsidiárias. Mas reconheça-se que apenas reajo ao que se vai ouvindo.

É que o fenómeno desportivo já descambou, em dias em que não há nada para dizer relativamente ao espectáculo do jogo em si, na selecção de assuntos a tratar que são completamente desinteressantes, como é o caso do acompanhamento dos treinos dos jogadores com a evolução das respectivas lesões. Em matéria de audiências, suspeito que o interesse pelo tendão de Aquiles do Sokota seja despiciendo…

Sobretudo porque a matéria em causa é sempre tratada da mesma forma inimaginativa, com as mesmas expressões de sempre, ocas, onde Manu treina condicionado e Leo realiza trabalho específico… O que condiciona o treino do Manu e que especificidade tem o trabalho do Leo? Também suspeito que ninguém quer saber… Enfim, é um chorrilho de banalidades condicionadas complementado por outro de trivialidades específicas

3 comentários:

  1. É a delícia da linguagem dos entendidos do futebol que ocupam o último terço do campo, fazem pressão alta e transições defesa-ataque.
    Esta das transições (sic) é o velho contra-ataque, tal como o "movimento" é apenas uma jogada ou um lance.
    As conferências de imprensa são uma patética repetição de lugares comuns, cheios de pérolas da cultura futebilística.
    Mas ontem ouvi uma jornalista da Rádio dizer que o homem foi levado para o hospital onde foi "intervencionado".
    Se calhar, precisamos mesmo da TLEBS !!!

    ResponderEliminar
  2. Academicamente e por piada, sempre gostaria de saber o que poderia ser comentado sobre um qualquer programa (radiofónico, por exemplo) de 15 minutos quotidianos dedicado aos ensaios gerais de peças de teatro: o actor A ontem não ensaiou porque está sem voz, enquanto que o actor B hoje faltou aos ensaios por se encontrar engripado… Um sucesso!

    ResponderEliminar
  3. A linguagem do futebol é completamente idiota ;)
    Não há outro termo.
    Concordo em absoluto com o post ;)

    ResponderEliminar