20 outubro 2006

TV NOSTALGIA – 19

É curioso como não me recordo de séries de televisão de origem francesa que tenham passado na nossa televisão durante os anos 60. A mais antiga que me lembro datará para aí do verão de 1970, Les Chevaliers du Ciel, que era uma adaptação para cinema da Banda Desenhada sobre aviação Tanguy e Laverdure que mais tarde vim a descobrir na revista Tintin.

Possivelmente no ano seguinte, era a série Lagardère que nos pôs a todos a desejar ser espadachins, sobretudo usando a famosa estocada que liquidava os maus com um X na testa. Passados uns tempos passou uma outra série xaroposa que fez as delícias da minha avó pelo enredo, onde um diplomata francês se apaixonava por uma princesa dum país báltico imaginário que me deu uma trabalheira a descobrir o título: La demoiselle d´Avignon.

E já foi em 74 ou 75 que a RTP começou a transmitir Les Enquêtes du Commissaire Maigret, com um episódio que já não era dos iniciais daquela série – tratava-se de Maigret et la jeune morte, datado de 1973 – dando origem, num amor à primeira vista, a uma relação minha com as obras de Georges Simenon que perdura até hoje…

6 comentários:

  1. Tenho uma leve recordação de um Scaramouche, mas não consigo situá-lo. Tenho ideia de ser um espadachim que passava por um velhinho numa coisa tipo cadeira-de-rodas. Lembras-te disto?

    ResponderEliminar
  2. Lagardère tinha um alter-ego, um corcunda de aspecto sinistro chamado Esopo que vigiava os maus sem estes desconfiarem...

    No último episódio o corcunda Esopo metamorfoseia-se em Lagardère para grande surpresa do mau pior, para o combate final!

    Será disto que te lembras?

    ResponderEliminar
  3. Já agora: Os "Pequenos Vagabundos", a série exibida em Portugal na década de 70 na RTP. Para quem vivia em Espanha via a cores e em espanhol,... quem vivia em Portugal via a preto e branco mas na versão original (francesa).
    Hoje em dia, somos bons a falar linguas estrangeiras e os espanhois a falar espanhol!!
    A miúda, era gira como o caraças,...!!

    Freitas

    ResponderEliminar
  4. A série de que estás a falar, Freitas, é francófona de facto, mas é belga (Les Galapiats, no original).

    Já escrevi um post aqui no blogue sobre a série que até linkava para um site onde se podiam ver fotografias dos actores na época e actualmente.

    A miúda, que se chamava Marion, é que está ligeiramente menos gira... mas isso estamos todos, não é assim Freitas?

    ResponderEliminar
  5. O cavaleiro Lagardère era interpretado pelo "viril" Jean Marais que se disfarçava de corcunda, aproveitando para espiar e dando sorte(?) a quem lhe passava a mão pela proeminência dorsal.
    No final, o bravo Lagardère casa com a sua jovem protegida (Aurore, de sua graça) e o filme acaba com ambos de carinhas encostadas, apenas isso porque o nosso Jean Marais não era lá muito de beijocar donzelas...

    ResponderEliminar
  6. Aurore que se mostrava um pouco "pesada" demais para os 18 aninhos que devia ter, de acordo com a história original de Paul Féval

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.