23 outubro 2006

КОНДИСИОНАМЭНТУ КЛАССЙХУ *

O cientista russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) recebeu o Prémio Nobel da Medicina de 1904 por causa dos seus trabalhos sobre o comportamento, em que utilizou cães para demonstrar que reacções inicialmente provocadas por um determinado estímulo podiam ser, associando-os, transferidas para um outro estímulo.

O exemplo mais difundido é o do cão que, esfomeado, começa a salivar perante a visão da comida, a que se associa um outro estímulo (sonoro – som de uma campainha – ou visual – uma luz que se acende) até que, pela repetição do episódio, o cão começa a salivar ao estímulo associado (som ou luz) sem presença de comida. A esse mecanismo deu-se o nome de condicionamento clássico.

Sendo de nacionalidade russa, foi com naturalidade que Pavlov acabou por se tornar, depois da Revolução bolchevique de 1917, um dos expoentes da ciência soviética e, será possivelmente por isso, que eu associo os seus ensinamentos ao tipo de reacções que vou recolhendo dos comunistas a respeito de assuntos nacionais e internacionais.

Num caso associado ao primeiro dos assuntos e não me tendo ocorrido reflectir sobre ele previamente (qual será a posição do PCP sobre…?), não se poderá dizer que constituiu para mim uma grande surpresa a descoberta que o PCP é contra a adopção da estruturação dos processos de Bolonha para os cursos do ensino superior.

Não porque eu perceba do assunto a fundo, mas porque já há jurisprudência mais que bastante sobre qual será o comportamento tradicional do partido quando se colocam tais problemas: tratam-se normalmente de amplas manobras ocultas do grande capital onde se torna necessário apoiar as justas lutas dos trabalhadores.

Ficou explicado cientificamente pelo grande camarada Pavlov que tudo o que viesse do estrangeiro – como a NATO, a CEE ou agora o Processo de Bolonha – e esse estrangeiro não fosse do campo socialista, seria objectivamente prejudicial para a classe operária e o nosso povo trabalhador. São certezas dessas que não podem deixar camaradas como Bernardino Soares inaceitavelmente vacilantes quanto à natureza democrática de países como a Coreia do Norte…
* Condicionamento Clássico

1 comentário:

  1. Uma das expressões mais marcantes do léxico comunista é a "correia" (de transmissão).
    Em particular a do Norte...

    ResponderEliminar