22 setembro 2006

TV NOSTALGIA – 6


Durante muito tempo pensei que o genérico da Thames Television (à esquerda) que precedia a apresentação da série O Mundo em Guerra (World at War) também dela fazia parte, até vir a descobrir através de outras séries (Benny Hill, por exemplo) que se tratava apenas do identificativo da produtora, no caso, um dos canais da rede da ITV britânica.

World at War é uma das várias evidências em como a televisão pode ser educativa, ao mesmo tempo que entretém. O conjunto de 26 episódios, com uma duração de cerca de uma hora cada, converte-se num verdadeiro compêndio sobre o que se deve saber sobre a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje, se torna muito útil, quando se quer explicar às gerações mais novas, com imagens de época, o que foi o Holocausto ou Estalinegrado.

Apesar de visto de uma perspectiva britânica – que afinal, de entre os vencedores, foi o único que lá esteve do princípio ao fim… - a locução de Laurence Olivier confere-lhe uma solenidade e uma sobriedade ímpares. O início do primeiro episódio, mostrando e evocando o massacre das SS em Oradour-sur-Glane na França em 1944, é simplesmente arrepiante…

1 comentário:

  1. Esta série é uma das melhores séries históricas que já passou na tv. Como dizes, alguns dos episódios são simplesmente arrepiantes. Confesso que, quando posso, revejo este tipo de programas, nunca perdema a actualidade.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.