03 junho 2006

MAQUILHAGEM!

No programa Viva o Gordo! de Jô Soares, havia um quadro, que se repetia de programa para programa, onde numas filmagens aparecia um figurante veterano e bronco (o próprio Jô, claro está) que, para além de entrar fora de tempo nas cenas, trocava as suas linhas, esquecia-se delas e, ainda por cima, mandava palpites, para completo desespero do realizador.

Para rematar, sempre que ia entrar em cena pedia a maquilhagem com uma voz tão imperativa – Maquilhagem! – que se fazia obedecer mas que tinha o condão de pôr o realizador fora de si. Mas, um pedido de maquilhagem nesta altura não será de todo descabido, ao saber-se via Reuters e Diário Económico que a Comissão Europeia duvida da capacidade portuguesa para cumprir as metas de défice orçamental a que se propôs.

Não deixa de ser irónico que, se não tivesse respondido ao apelo de Bruxelas que muito dignificou Portugal (na versão daquele senhor que ocupava a cadeira presidencial), seria o governo do actual presidente da Comissão a submeter-se às apreciações do organismo a que agora preside. Adiante. Fosse o conteúdo do relatório diferente e já haveria um grande foguetório comunicacional por esta altura. Assim, aguarda-se e prepara-se a sua publicação oficial para 22 de Junho.

Entre os especialistas de comunicação deste governo, encarregados de descalçar esta bota, deve haver figas muito mais empenhadas do que as dos demais adeptos de futebol para que a selecção de Portugal ultrapasse a sua fase qualificativa, que termina precisamente a 21 de Junho. Já imaginaram se a um ambiente de derrota nacional se juntam os problemas do défice orçamental? Até o jornal A Bola faria um editorial associando Teixeira dos Santos à hecatombe da Alemanha.

Mas entretanto, até lá, mãos ao trabalho: Maquilhagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário