05 junho 2006

JUVENAL

Se eu me arriscasse numa conversa a lançar para o ar o nome de Juvenal ainda me arriscava a que alguém me perguntasse se “Não era aquele gajo que jogou no Boavista?”. Este Juvenal é um bocadinho mais antigo e celebrizou-se no mundo das artes, sendo a sua frase mais conhecida o famoso panen et circenses (pão e circo) com que criticava a forma como o poder político romano alienava os cidadãos de Roma.

É desnecessário mencionar qual é o circo deste século XXI, mas o entusiasmo do povo – agora englobando todo o império – continua o mesmo, senão mesmo mais feroz. Ainda recentemente, os edis da Lusitânia* ameaçaram sublevar-se se não lhes fosse permitido retransmitir os espectáculos de circo para os seus munícipes.

Nesta outra notícia, parecem ser graves os problemas que se põem aos habitantes das províncias da Mauretania Tingitana**, da Mauretania Caesariensis e da Numídia*** para poderem vir a assistir aos espectáculos que se irão desenrolar nas longínquas terras germânicas.

São notícias que podem fazer tremer os fundamentos sociais do império porque são o tipo de privações que sabem provocar a verdadeira ira do povo. E o povo irado destitui os imperadores, todos o sabem…
* Portugal ** Marrocos *** Argélia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.