12 maio 2006

UM DIA A CASA VEM ABAIXO!

Com o título original The Money Pit (1986), mas traduzido com propriedade para português para Um dia a casa vem abaixo!, esta comédia com Tom Hanks e Shelley Long conta a história de um casal, recém casado, que comprou uma casa que parecia em boas condições e que descobrem que se está a desconjuntar em pedaços.

Deve ser o mesmo aspecto que a Federação Italiana de Futebol deve estar a dar de si própria, com o escândalo que se desencadeou em Itália, onde, de acordo com o jornal La Stampa, já há 41 implicados e entre os clubes envolvidos se contam a Juventus, o AC Milan, a Lazio e a Fiorentina, para além, como seria de esperar, dos elementos ligados à arbitragem.

Já por aqui deixei percebido que tenho alguma especial predilecção pelos italianos – nem que fosse o blogue chamar-se Herdeiro de Aécio, um dos últimos romanos relevantes. E ao contrário de outros povos europeus, que só se tornam cómicos quando se tornam ridículos porque se armam (espanhóis, franceses, ingleses ou alemães), considero que os italianos são intrinsecamente engraçados, ao natural.

Só eles podem ter aturado como 1º ministro uma figura como Berlusconi durante os anos que o aturaram, com as dificuldades que houve para o tirar de lá. Nós, por cá, só lhes podemos contra apresentar o Alberto João Jardim, com o qual, suspeito, também vai haver imensas dificuldades para o tirar de lá. Mas em barracas e peixeiradas, eles ganham-nos aos pontos: nós nunca tivemos uma Cicciolina no parlamento, por exemplo. Só a ignorância nos leva a considerarmo-nos os piores da Europa.

Agora no respeito e na aparente produção de trabalho por parte do poder judicial italiano parece que aqui em Portugal temos imensas coisas a aprender com eles. Suspeito que, desta investigação em curso em Itália, não vêm a aparecer investigados a tentarem fazer-se passar depois por vítimas, como Valentim Loureiro anda a fazer com o caso Apito Dourado…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.