27 maio 2006

A QUEM POSSA INTERESSAR

Não fosse a circunstância de ter sido Manuel Maria Carrilho a pegar na caveira e a tecer considerações sobre a podridão do reino da Dinamarca e até nos convenceríamos que há mesmo algo de podre no reino da Dinamarca…

Vejamos. Aqui há um par de semanas houve um semanário que puxou para a sua primeira página as declarações de um ministro (Freitas do Amaral) declarando-se cansado. Interessante. Esse Sábado informativo – e não só nos órgãos de informação pertencentes ao mesmo grupo do semanário – tornou-se num frenesim sobre as condições físicas e a sua incapacidade para o exercício do cargo por parte do dito ministro.

Recapitulemos. Ontem, outro semanário escarrapacha na sua primeira página a fotografia (em cima) de um procurador envolvido descaradamente numa acção de campanha do PS, partido que viu alguns dos seus dirigentes – que também apareciam na fotografia – ilibados por um recente despacho polémico do mesmo procurador. Este Sábado informativo, contudo, tem sido duma placidez tremenda: quase se ouvem os grilos ao luar, tal é a calma. O Público dedica-lhe uma notícia de uma coluna na página 11 e o DN nem isso.

Mesmo não sendo um profissional, há algo de incompreensível nos critérios de relevância jornalística destes dois exemplos que descrevi. Entre os estados de alma de um ministro dos negócios estrangeiros e indícios fortes da existência de um clã, agregando membros do poder político e do poder judicial, que se podem estar a proteger reciprocamente, eu sempre pensei que o segundo pudesse ser muito mais interessante.

Se calhar, não. Se calhar, estou enganado. Antigamente, havia um título na página dos anúncios pessoais que ultimamente deixou de ser usado. Mas pode ser que o título A QUEM POSSA INTERESSAR seja o que consiga explicar melhor a lógica do relevo que actualmente é dado às notícias.

E dependendo de quem se interesse, assim será a notoriedade da notícia… Ou talvez não, que é tudo malta séria e competente, já viram os disparates das acusações do Carrilho?

PS - Agradeço ao Surumbático a fotografia. Nela se vêm, além do procurador em causa (Varela Martins), alguns amigos do mesmo (José Lamego, Jorge Coelho,...). A ocasião é a candidatura de Lamego à Câmara de Cascais pelo PS.

1 comentário:

  1. A ninguém interessa. São muito mais apelativos os estados de alma de Freitas do Amaral. Este é o bom jornalismo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.