05 maio 2006

NEM QUE CRISTO ASCENDA AOS CÉUS!

É conhecida e muito apreciada a resposta de Marcelo Rebelo de Sousa a um jornalista quando, antes de um Congresso do PSD, lhe perguntaram sobre as suas intenções de se candidatar e tornar-se presidente do partido: Nem que Cristo desça à Terra! – terá sido a resposta.

Além da desagradável evocação do santo nome de Deus em vão por parte de quem se reclama ser um crente fervoroso, o episódio levou para novos territórios o requinte metafórico da aldrabice ao jornalista, pois Marcelo saiu desse Congresso como presidente do PSD.

E foi, há que reconhecê-lo, presidente do partido numa época muito difícil para a oposição, onde a nossa sociedade pretendia teimosamente interpretar como positiva a atitude da liderança de Guterres que, na realidade e como se descobriu depois, não passava de inércia e inépcia.

Agora, esta ideia de andar a fazer sondagens sobre quem seria o melhor líder do PSD nesta altura do campeonato, com umas eleições internas dentro do partido para esse propósito, é que, para empregar uma das expressões favoritas de Marcelo, não lembra a um careca!

Feita a sondagem à população em geral – e não ao universo decisor: os militantes do PSD – Marcelo aparece evidentemente destacado, seguido dos que não sabem ou não respondem (abençoados por não alinharem em palhaçadas!), de Manuela Ferreira Leite, Luís Filipe Menezes, Marques Mendes, etc.

Exceptuando Marques Mendes, contra quem parece que esta sondagem é dirigida, parece haver até uma correlação directa entre a colocação na lista de preferências e a frequência de aparições televisivas. Fosse o José Castelo Branco militante do PSD e ainda se arriscaria a estragar esta tabela com um fabuloso 2º ou 3º lugar…

Tenho Marcelo por um indivíduo genuinamente brilhante, com o grande problema de ser brilhante demais e ter um feitio terrível, que o impede de formar um núcleo de fiéis de boa qualidade à sua volta que sejam o núcleo de uma equipa de trabalho. E o tempo já não é de solitários providenciais como Salazar…

Parece óbvio que Marcelo vai sacudir as conclusões dos resultados desta sondagem com a qual, aliás, penso que não tem nada a ver. Mas não se esmere nas figuras de estilo com que o nega! Senão o pessoal desconfia…

2 comentários:

  1. Voltando às "metralhadoras", esta dispara em todas as direcções mas não tem "mira", o que, vindo de quem vem, nem me ad...mira!

    ResponderEliminar
  2. Mira teve o Amaral que se reformou (quando, quando?? com pingue pensão (quanto, quanto??!!) e está a caminho da Unicer.

    É um reformado activo e "acumulativo".

    E, quando fala, cospe como uma metralhadora, ó impaciente!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.