14 maio 2006

A GLOBALIZAÇÃO DO ABRUPTO

O Abrupto deu em globalizar-se e em começar a subcontratar extensivamente a colaboração dos comentários dos seus leitores. Mérito de Pacheco Pereira, evidentemente, pelo cuidado na selecção das colaborações que insere, mas também do universo de comentadores que lhe permite uma tal escolha. E, na minha opinião, os melhores nem são as daqueles que mais vezes aparecem na televisão.

Numa visão mais retrógrada e no espírito dos seus estudos sobre o comunismo, podemos também comparar o formato actual do seu blogue a uma espécie de muro da democracia de Pequim, mas blogosférico, onde José Pacheco Pereira supervisiona a afixação destes novos dazibao* modernos.

De qualquer das maneiras: que inveja!

* Dazibao: trata-se da designação em mandarim de um qualquer grande jornal de parede mas aqui a referência é para os grandes cartazes afixados num lugar próprio de Pequim (o tal muro da democracia) onde nos anos 60 e 70 se trocaram grandes lutas ideológicas pelo poder dentro do PC chinês. Evidentemente que a afixação dos ditos cartazes (que se efectuavam durante a noite) se fazia com a cobertura das autoridades oficiais (de uma ou de outra facção).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.