12 abril 2006

VISITAS

Entre os meus conhecimentos, há quem prepare metodicamente as suas viagens turísticas, estudando detalhadamente os locais mais interessantes a visitar, acompanhados da devida literatura explicativa, que ajudará a uma melhor compreensão do que está a ser visitado.

Ás vezes, toda esta aplicação é manchada pelo consorte acompanhante que, embora desejando ser uma companhia agradável, muitas vezes está só superficialmente imbuído do espírito do verdadeiro turismo cultural, quando deixa escapar por gestos ou num lapsus linguae, a verdadeira penitência que está a levar a cabo.

Exemplificando, podemos contar a história de alguém, a quem o consorte tinha preparado amorosamente uma lista de locais interessantes a visitar numa determinada cidade europeia, e que, mal entrava, sacava da lista e, de lápis em punho, anotava um visto à frente do nome do local onde estava: “Este já está!” – exclamava alegremente.

Aquele advérbio e o facto de o nome ser picado logo à entrada e não à saída parecem demonstrar, no mínimo, uma certa confusão sobre o que é suposto fazer-se num local turístico de cariz cultural. Entendamo-nos: não é preciso palmilhar a praia toda para apreciar toda a sua beleza natural mas uma vista de olhos aos quadros expostos ainda parece o melhor método de se formar a opinião sobre um museu de pintura.

Vem isto a propósito de ter dado em espiolhar as estatísticas do blog pater da blogosfera portuguesa: o abrupto. Eu roo-me de inveja, todo o autor de blog se rói de inveja (excepto o VPV, que não tem inveja de ninguém, mas isso é uma outra história que não vem agora ao caso), por não ter as mais de 4 mil visitas diárias ao abrupto.

Ora um dos indicadores mais curiosos nas estatísticas daquele blog é o tempo de duração médio das visitas dos 4 mil visitantes: ronda os 42 segundos, o que parece manifestamente curto para a profusão e a dimensão dos textos que José Pacheco Pereira costuma ali publicar. Ele não tem culpa nenhuma, mas parece que existe uma substancial parcela de blogonautas que parece que picam a visita ao abrupto como uma obrigatoriedade cultural semelhante ao exemplo que acima mencionei: este já está!

Nota: A fotografia deste post é da ponte velha de Florença, uma cidade e um país típicos do tipo de turismo do este já está! É chegar a uma agência de viagens e ver propostas de programas de visitas a 6 cidades italianas em 7 dias…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.