08 abril 2006

OS BOMBEIROS E O MILÍCIAS

Se os bombeiros têm tido bastante tempo de atenção na comunicação social não tem sido por apagarem fogos, pela prevenção contra fogos ou pela planificação realizada sobre a forma como actuarão durante o próximo período estival.

O teor das notícias tem-se parecido mais com o de um conflito entre dirigentes sindicais contra uma entidade patronal designada por governo que, entre outras maldades, designa para dirigir um Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil gente de que não gostam, nomeadamente generais.

Só assim, à primeira vista, parecem-me disputas a mais para um discurso contendo tanta (se calhar, demasiada) abnegação, desinteresse e voluntariado. É triste, mas é da própria natureza humana que a culpa morra sempre solteira e que os fretes se suportem sozinhos.

Curiosamente, quando há bombeiros e por detrás das notícias, aparece o Milícias. Lá reapareceu ele, hoje, na TV, o padre Vitor Milícias com o seu eterno sorriso melífluo a lembrar o Joker do Batman, a presidir a uma reunião de bombeiros, onde me pareceu que se constituiu uma estrutura paralela qualquer, em ruptura com as estruturas governamentais.

Não sei se terá sido um passo assisado, visto ser o estado o responsável exclusivo pelas adjudicações duma boa parte dos serviços prestados pelos bombeiros. À primeira vista, aquilo pode parecer um gesto parecido com o de morder a mão que lhes dá de comer e pode acabar mal.

Mas, por outro lado, o padre Milícias, por detrás da sua postura de modéstia franciscana, tem a fama de nunca dar ponto sem o nó… Embora, reconheçamos, também já não se dedique a outras actividades extra-curriculares, como o aconselhamento espiritual do primeiro ministro…

Sintetizando, havia um ditado popular que dizia que já não havia rapazes maus porque o padre Américo os tinha tomado sob a sua protecção… Desconfio que já não haja bombeiros bons, porque o padre Milícias lhes fez precisamente a mesma coisa…

1 comentário:

  1. Porque não mudar a designação de "voluntários" para "milicianos"?
    Lembra-me qualquer coisa que já ouvi...

    ResponderEliminar