03 abril 2006

NEGÓCIO FECHADO

Ainda há pouco ouvi dizer, na rádio, que os bilhetes para o jogo do Benfica em Barcelona estão a valer, no mercado negro, 500 a 600 Euros. Como prova, entrevistaram um dos candongueiros, que confirmou que pedia 600 Euros por um bilhete.

Julgo não serem precisos estudos aprofundados em economia para perceber o erro lógico grosseiro que subverte a magnífica caixa noticiosa radiofónica, numa TSF que cada vez nos habitua mais ao anuncia primeiro e pensa depois…

Na prática, existe a liberdade de estabelecermos qualquer preço por um produto ou um serviço que queiramos vender. Mas também existe a liberdade simétrica do comprador de fixar o preço pelo qual se dispõe a fazer a transacção.

Uns quererão puxar o preço para cima, os outros, para baixo. O valor de mercado (a cotação) será estabelecido pelo preço praticado nas transacções efectivas entre vendedores e compradores. Será esse o valor de referência.

Para efeitos jornalísticos uma coisa resulta clara: obtêm-se valores mais elevados se os perguntarmos aos vendedores e, de entre estes, há sempre uma grande probabilidade de encontrarmos um dos que ficam mais tempo à espera de vender os bilhetes, porque são dos que inflacionaram mais os preços que pedem… Torna a notícia muito melhor, mas quanto a rigor…

Eu desconfio que não exista uma cadeira de economia elementar nos cursos superiores de jornalismo mas, mesmo assim, não se podiam ter feito uns testes de despistagem prévios para eliminar os detentores de imbecilidade mais profunda?...

Sem comentários:

Enviar um comentário