23 março 2006

O PRINCÍPIO DA FUNCIONALIDADE DAS COISAS

A moçita que aparece à direita nesta fotografia chama-se Kornelia Ender, era da defunta Alemanha Democrática e tornou-se conhecida como nadadora nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, quando se tornou tetracampeã olímpica.

Outra característica que é capaz de lhe ter conferido notoriedade é que possuía uma carinha engraçadita em cima e em contraste com aquele corpinho. Era um corpinho que não desdenharia, em cabedal e caparro, a qualquer trolha experimentado da construção civil ou a um qualquer body builder de ginásio, mesmo um Arnold Schwarzenegger em início de carreira.

Para ver quanto uma fisionomia benigna pode atenuar o aspecto geral, compare-se Kornelia com a sua parceira de fotografia, que é um verdadeiro charme… Aquilo não era a Kate Moss, mas a equipa feminina de natação da RDA*, que se fartou de ganhar medalhas em Montreal. Um tipo físico marcado, memorável mesmo, infelizmente nos últimos tempos tem andado ausente das passerelles

Corre uma história, que o responsável norte-americano da equipa de natação (que habituado a papar as medalhas todas, estava a levar uma abada no sector feminino naquele ano) se meteu com o seu homólogo alemão oriental, aludindo à voz bastante grossa das nadadoras da sua equipa.

A resposta veio, imediata, teutónica na sua lógica implacável:
- Viemos cá para nadar, não para cantar.

É esta lógica funcional alemã que me faz suspeitar que expressões como “eixo franco-alemão” não passem de peças de retórica inconsequente. Estamos a assistir a uma mise en scéne rebuscada da parte do governo francês e do seu chefe, Dominique de Villepin, no seguimento das reacções à recente legislação laboral para jovens.

Ou bem que no governo estão convencidos da justeza da legislação, a justificam junto da opinião pública e a implementam ou têm medo das consequências e, então, retiram-na. Ou, parafraseando o treinador da RDA, a que se junta um travo bem lusitano, pois claro:

- Eles foram para lá para governar, não para guterrices

* República Democrática Alemã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.