08 março 2006

GOOD MORNING VIETNAM

Good Morning Vietnam é um filme de 1987 de Barry Levinson, com Robin Williams como vedeta, exuberante, abafando a interpretação dos restantes actores do filme. É precisamente um deles, um secundário de nome Noble Willingham que, fazendo de General Taylor, tem aquela que considero a melhor, mais sintética e mais equilibrada reprimenda a que tive oportunidade de assistir.

A cena que refiro passa-se quase no fim do filme. O sargento sacana (Dick) está a ser punido pelo General e desterrado para Guam, uma ilha esquecida no meio do Oceano Pacífico:

- Dick, I've covered for you a lot of times cause I thought you were a little crazy. But you're not crazy, you're mean. And this is just radio*

E constatar-se que isto é apenas rádio, e colocarem-se os problemas na sua devida proporção, é o que parece que falta muitas vezes no calor das confrontações. O que seria um princípio saudável se aplicado aqui na blogosfera, onde a ferocidade e as descortesias se sucedem e se sobrepõem às brincadeiras – por muito mau gosto que possam ter – e à argumentação mais séria.

These are just blogs…

* Dick, eu dei-lhe cobertura uma data de vezes porque pensava que era um bocado louco. Mas você não é apenas louco, é mau. E isto é apenas uma rádio.