27 fevereiro 2006

EWEA

Convém que comecemos a conhecer o significado deste acrónimo (The European Wind Energy Association), que tem uma página de publicidade idêntica à da gravura que ilustra este post na página 17 da revista The Economist desta semana. Promovendo a ideia que a energia eólica não necessita de combustível: No Fuel.

Embora aqui seja mais difícil de identificar, a ilustração mostra ao fundo, sobre o lado esquerdo, as chaminés do que parece ser uma central térmica ou nuclear, numa identificação do inimigo a abater e numa perfeita ilustração da guerra que parece estar prestes a começar a travar-se na Europa para a apropriação dos investimentos futuros na área da energia.

E, como de costume e como, decerto, nos quererão fazer crer, também esta guerra entre lóbis poderosíssimos não vai ter nada da simplicidade da dos índios (maus, maus, irrecuperavelmente maus) contra os cow-boys (bons, bons, que até chateia…). Pelos vistos, em Portugal foram os nucleares que tomaram a iniciativa… Vamos a ver qual será a resposta dos ventoinhas (para quem não sabe, o Eng.º Pimenta do post abaixo é um ventoinha)…

Mas o mais desejável, sobretudo, é que nos deixemos de ingenuidades... Neste confronto de interesses económicos, apesar das aparências, há muito pouco espaço para idealismos.