15 novembro 2005

QUEM É AÉCIO

Flávio Aécio foi um general romano do século V (c.396 – 454), considerado por alguns historiadores como o último dos romanos. O Império Romano no Ocidente terminou 22 anos depois da sua morte.

O Império Romano foi também o último projecto de unidade europeia que vingou de uma forma consistente. Fala-se muito da sua decadência, mas esquece-se que perdurou como entidade política predominante durante 500 anos, a que há que adicionar mais outros 500 anos na sua metade oriental.

Depois dele, qualquer projecto de unidade europeia (Carlos Magno, Sacro Império, o Papa, Napoleão, o III Reich), só durou o tempo de uma geração, embora alguns talvez tenham perdurado mais do que isso, mas esvaziados de conteúdo e apenas de uma maneira formal. O que acontecerá à União Europeia?

A relevância actual do estudo da Antiguidade Clássica pode ir bem mais para diante do que a aparente petulância de aprender latim ou estudar os clássicos. Mas investigar o que pode ter mantido o interesse em manter uma associação mútua por parte das diferentes comunidades que constituem os países modernos é um assunto de supremo interesse na actualidade. Aécio é assim como um símbolo de alguém que deteve os segredos de uma unidade europeia funcional. Talvez estudando-os possamos reaprender qualquer coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.